Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Comunitários comemoram primeiro ano de Secretaria Adjunta na Setecs

Em apenas um ano, a Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários (Saac), vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), teve como principal mérito se tornar referência para o acesso das organizações e bases populares ao governo de Mato Grosso. A avaliação partiu da própria primeira-dama e secretária Terezinha Maggi, titular da Setecs, ao avaliar como extremamente positivo o trabalho do jornalista e professor Benjamin Franklin Lira de Araújo, adunto da Saac, principalmente por seu trânsito no movimento comunitário e entidades organizadas da sociedade civil.


A representatividade do movimento comunitário no Governo do Estado foi assegurada pelo governador Blairo Maggi, em 2006, durante a campanha à reeleição. Sob o comando de Benjamin Franklin Lira, indicado pelas lideranças comunitárias para assumir o cargo, a Secretaria dinamizou as parcerias com o Estado e concretizou um velho sonho.

Terezinha Maggi crê que está assegurado o atendimento dos comunitários de todo o Estado e não somente de Cuiabá e Várzea Grande.

Alguns dos principais projetos da Setecs, como Casamento Comunitário, Cobertor Solidário, Meu Lar e Natal das Crianças, entre outros, passaram a ter uma nova dinâmica, porque, hoje, há maior identificação com as necessidades da população. “Com informações precisas sobre o cotidiano das comunidades, a perspectiva de acerto é bem maior”, admite José Rodrigues Júnior, secretário adjunto de Assistência Social, que até a semana passada era o interino da Setecs.

“Estamos compartilhando e descentralizando a gestão pública, pois as demandas são trazidas para o governo pela Secretaria Adjunta”, admite Benjamin Franklin.

Para o secretário-adjunto de Assuntos Comunitários, o êxito da pasta se deve ao estreitamento das relações com o movimento comunitário, que conhece a realidade de cada cidade e, num contexto ampliado, de cada bairro. “A atual gestão tornou parceira constante de lideres comunitários em diversas políticas públicas e sociais. Graças a Deus, estamos conseguindo ouvir as bases e transformar em projetos os anseios de toda a comunidade”, justifica Lira de Araújo.

Na Saac, o primeiro passo foi a realização de um seminário sobre a atuação social do governo, realizado no auditório da Casa do Comunitário, sede da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), tendo a secretária Terezinha Maggi como principal palestrante.

O presidente da Uucamb, Édio Martins de Souza, afirma que pelo simples fato de existir a Saac á é uma vitória do movimento comunitário. “É simples definir o que representa esta secretaria adjunta: décadas de luta. Além disso, também facilitou o acesso aos apresentar os serviços sócio-assistenciais que existem, nos municípios, e de que forma é franqueado o acesso”, ponderou Édio Martins.

O presidente da União das Feiras da Baixada Cuiabana (UFBC), Pedro Albuquerque, o ‘Pedrinho da Feira’, destaca que, desde a implantação da Saac, passou-se a ter “quem receba nossas solicitações e as encaminhe ao Governo do Estado, facilitando assim a vida dos comunitários”.

Para o presidente do Sindicato dos Taxistas de Cuiabá, Antônio Bodnar Filho, o estreitamento do diálogo com as organizações sociais é fundamental para que diversos benefícios do Estado cheguem aos menos favorecidos pela sorte.

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Moto-Taxistas (Sindmotos), Vilson Neves, a Saac se transformou na melhor forma de atender às necessidades de entidades e bases populares no menor espaço de tempo possível. “Nós conquistamos um meio de levar nossos anseios ao conhecimento do Governo”, pondera Vilson Neves.

Na concepção do presidente da Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Maria de Arruda, Benjamin Franklin Lira está contribuindo para tirar o movimento comunitário do fim da fila para colocá-lo como prioridade, no governo Maggi.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet