Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Olimpíadas Escolares

Mato Grosso do Sul pinta tatame de ouro no primeiro dia das Olimpíadas Escolares

Os judocas sul-mato-grossenses conquistaram três das quatro medalhas de ouro possíveis na primeira parte dos torneios feminino e masculino de judô das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, etapa 15 a 17 anos. Camila Nogueira, na categoria pesado (acima de 70 quilos); Mariana Veiga, na meio-pesado (abaixo de 70 quilos); e Caike Abreu, na meio-pesado (abaixo de 90 quilos) emocionaram o Palácio das Artes Marciais – Iusso Sinohara na manhã desta segunda-feira (26). O paulista Hugo Praxedes também conquistou uma medalha de ouro na categoria pesado (acima de 90 quilos).


A “experiente” Camila Nogueira, do Colégio Mace – Dourados (MS), alcançou o primeiro lugar com um wazari e um yuko sobre Isadora Pereira, do Centro Integrado Projeção Guará (DF). Com o ouro deste ano, Camila conseguiu seis medalhas em seis Olimpíadas Escolares disputadas, sendo três de ouro (2009, 2011 e 2012) e três de bronze (2007, 2008 e 2010). Além dessas vitórias, ela é bicampeã pan-americana e campeã do Circuito Europeu.

“Este é um momento maravilhoso. É preciso muito preparo, foco, apoio e honestidade para chegar até aqui”, disse a judoca Camila Nogueira, ao receber o carinho do pai na arquibancada lotada. O terceiro lugar da categoria pesado ficou com as judocas Pâmela Souza, da Escola Estadual Doutor Cesário Coimbra (SP), e Any Ribeiro, do Colégio Chácara da Emília (PR).

O segundo grito de campeão do Mato Grosso do Sul saiu com o ippon da judoca Mariana Veiga, do Colégio Status – Jardim Paulista (MS), sobre Renata Silva, do Colégio Claretiano Coração (GO). A primeira medalha de ouro em Olimpíadas Escolares foi comemorada com abraço forte nos pais, que acompanham a atleta nas competições.

“É algo incrível. Não sei nem como explicar. São seis anos de lutas e dedicação. Essa conquista vai para meus pais e para todo mundo que me ajudou”, comentou Mariana. A medalha de bronze ficou com Viviane Donamai, do Colégio Alfa de Cascavel (PR), e Mariana Rosa, do Colégio La Salle – São João (RS).

O terceiro ouro também veio com um ippon de Caike Abreu, do Colégio Status – Jardim Primavera (MS), sobre Clovis Júnior, da Escola Estadual Visconde do Rio Branco (RS), que ficou com a prata. Bicampeão sul-americano, Caike, que começou no esporte há dez anos para deixar de lado brigas e confusões, também se tornou bicampeão das Olimpíadas Escolares. Antes ele venceu em Fortaleza 2010.

“Eu precisava de algo. Não queria ficar só em casa, sem ter o que fazer, ou na rua com brigas. Foi quando surgiu a oportunidade de fazer parte de um projeto social. Iniciei no judô e não parei mais. Agora tenho bolsa de estudos e posso representar o estado e o país dentro e fora do Brasil”, explicou Caike. O bronze foi conquistado por Luís Virgens, do Colégio Garrastazu Médici (BA), e Carlos Carvalho, do Instituto Anima (GO).

Na disputa masculina da categoria pesado, Hugo Praxedes, da Escola Estadual Ernesto Monte (SP), ficou com o ouro ao vencer Hugo Ogata, do Colégio Londrinense (PR). Completaram o pódio Bruno Biliatto, do Centro Educacional Motivação (RO) e Guilherme Melo, do Colégio Estadual Central (MG).

O evento foi prestigiado por três Embaixadoras das Escolares 2012, a judoca Sarah Menezes, a ginasta Angélica Kvieczynsk e a canoísta Ana Sátila. As competições individuais de judô seguem até esta terça-feira (27), sempre às 9h e às 15h. A decisão por equipes será na quarta-feira (28), às 9h, também no Palácio das Artes Marciais.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet