Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Pataxós apoiam Copa no Brasil, mas criticam derrubada de museu

Foto: Foto: Daniel Ramalho/Terra

Índios brincaram com mascote, mas lamentaram obras no entorno do Maracanã

Índios brincaram com mascote, mas lamentaram obras no entorno do Maracanã

Enquanto o secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke fazia visita oficial ao Estádio do Maracanã era recebido com protesto por índios contrários a remoção da Aldeia Maracanã, antigo Museu do Índio, que fica ao lado do estádio, índios pataxós visitaram a Soccerex e fizeram a festa ao lado do mascote Fuleco na tarde desta segunda-feira.


Para o representante dos Pataxós na visita ao Rio, o professor de cultura indígena, Satyrã, que vive na tribo em Porto Seguro e veio especialmente para participar da convenção, a Copa do Mundo para o Brasil é de suma importância para o País, mas também é muito importante preservar a história indígena.

"Somos a favor da Copa no Brasil, mas é muito importante preservar a nossa história. E destruir um lugar como o Museu do Índio é querer apagar a nossa história. O local deveria ser reformado e servir de museu durante a Copa, assim o mundo todo conheceria todas as tribos que vivem aqui e a nossa cultura", disse Satyrã.

O grupo formado por dez índios pataxós veio especialmente para participar da Soccerex, no stand do estado da Bahia. Muito animados eles dançaram e entoaram músicas indígenas e foram assediados para fotos, por diversos grupos estrangeiros que participavam do evento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet