Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Com mais um destaque na educação, Diamantino ganha evidência nacional

Após escrever uma carta à presidenta da República, Dilma Rousseff, a aluna Wirainy Marques da Silva, 15, da Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini venceu na fase mato-grossense do Desafio Energia + Limpa 2012 e representará o Estado de Mato Grosso em São Paulo, local da premiação.


O projeto educacional é dirigido a alunos matriculados no 8º e 9ª anos (antigas 7º e 8º séries) de escolas públicas das redes estaduais de ensino de Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal (DF).

O objetivo é fazer com que os jovens alunos compreendam melhor as questões relacionadas à geração de energia, sobretudo as alternativas renováveis e limpas.

Um kit educacional foi distribuído nas 14 mil escolas participantes, contendo um Caderno do Professor, um DVD com dois vídeos sobre o tema, pôsteres sobre geração de energia e cartazes de divulgação. O kit foi desenvolvido para auxiliar o professor a trabalhar o conteúdo em sala de aula.

Concorreram cerca de 2.000 trabalhos de alunos da rede pública de ensino, que após quatro meses trabalhando em sala de aula com o kit pedagógico do Desafio, apresentaram suas conclusões em cartas, que respondeu à seguinte pergunta: "Que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?".

O uso da bioeletricidade, gerada tanto pela biomassa da cana como pela energia do sol e da força dos ventos, foram indicadas por eles, principalmente em época de estiagem, como fontes complementares à energia hídrica, que responde por cerca de 80% da eletricidade utilizada no país.

A autora da carta vencedora no Estado de Mato Grosso foi a da aluna Wirainy Marques da Silva e a professora de Ciências, Ully Pozzobom também será premiada.

O evento de premiação do Desafio será realizado no dia 05.12, na capital paulista, no espaço para eventos Chácara Santa Cecília. Na ocasião, um vencedor de cada Estado - totalizando 11 representantes - irá ao evento acompanhado pelo responsável e o professor ou professora que desenvolveu o projeto na sala de aula.

“Aprendi que temos muitas formas de energia, o Brasil é um país rico”, afirmou a jovem vencedora pelo Mato Grosso.

A professora salientou que o projeto é uma forma de incentivo ao aluno e que valoriza o aprendizado, atraindo cada vez mais novos assuntos para sala de aula.

- Outro prêmio

Com o título “Não terminei ainda, vou descansar, volto já para continuar...”, a estudante Bárbara Letícia Oliveira de Arruda, 13, da turma de 8º ano, da Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini, classificou, também este ano de 2012, na categoria Memórias Literárias, da etapa estadual das Olimpíadas de Língua Portuguesa (OLP); o trabalho foi acompanhado pela professora Márcia Aparecida Timidati.

A coordenadora pedagógica Doracy A. de Oliveira mostrou grande felicidade pela proeminência que a Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini e o nome do município de Diamantino vêm obtendo, por meio do trabalho realizado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet