Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Olimpíadas Escolares

Escola de Araputanga (MT) revela mais um talento para o basquete feminino

Da pequena cidade de Araputanga (MT), fundada em 1979, e que hoje tem cerca de 17 mil habitantes, a Escola Padre José de Anchieta é uma reveladora de talentos para o basquete feminino brasileiro. Graças ao trabalho do professor de Educação Física e técnico do time que disputa as Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, Wilson Sanaiotti Junior, a cidade é pródiga em revelar talentos para o basquete nacional.


“Recentemente, saíram da nossa escola a pivô Fabiana Rado, que joga atualmente no São Bernardo (SP) e a também pivô Elisangela Reis, campeã sul-americana e que disputou uma competição internacional no Qatar. Hoje temos a Polyana Almeida, que já recebeu propostas de três clubes e vai deixar a cidade no início do ano que vem”, disse Wilson, que trabalha como professor da escola há 14 anos.

Polyana é o destaque do time da Escola Padre José de Anchieta, classificada para as semifinais do torneio feminino de basquete da Primeira Divisão das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, para atletas de 15 a 17 anos. Nesta quinta-feira, dia 6, a equipe mato-grossense foi derrotada pelas paulistas do Cetec Barretos (SP) por 75 x 36 (52 x 23 no primeiro tempo) e terminou a fase classificatória em segundo lugar no grupo A.

A atleta de 17 anos marcou 13 pontos na partida, insuficientes para a sua equipe conquistar a terceira vitória na competição – venceram equipes do Maranhão e da Paraíba. “O jogo estava duro no começo, mas enfrentamos um time mais experiente. Elas tinham um bom banco de reservas, entram cinco e saem cinco e a gente não tinha como trocar muito. Eram só duas no banco (a jovem Syndell Silva, de 15 anos, torceu o tornozelo na estreia e desfalca a equipe)”, disse a atleta, que disputa sua quarta edição das Olimpíadas Escolares.

Polyana começou a jogar basquete aos seis anos de idade com o professor Wilson Sanaiotti, na própria escola. Em 2009, ela foi chamada para defender a seleção brasileira, participou de um treinamento especial com 20 outras meninas, mas foi cortada da equipe. “Eu tinha só 14 anos, era muito novinha. No ano seguinte fui para a seleção sub-15 e disputei o Campeonato Sul-americano de 2010, em Trindade, Uruguai. Foi uma experiência ótima. Evolui muito. Agora, estou correndo atrás para conseguir uma vaga na seleção sub-19”, explicou.

Para ficar mais próxima do objetivo, Polyana deverá acertar um contrato com o Rio Claro (SP). “O Wilson que está vendo isso tudo certinho. A maior possibilidade é fechar com o Rio Claro mesmo”, disse a jovem. Nesta sexta-feira, a equipe de Araputanga encara o Colégio ADN Master (RJ), na semifinal das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012. “Elas são favoritas. Mas vamos entrar com tudo, fazer o nosso melhor para tentar a vitória”, afirmou.

O termo “araputanga” é sinônimo de “mogno”, árvore da família das meliáceas, cientificamente conhecida como Swietenia macrophilla, uma espécie de vegetal que se distribui desde a América Central até a região do Centro Oeste brasileiro. A madeira, de cor avermelhada, é utilizada para fabricação de móveis de qualidade, e está em franco processo de extinção.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet