Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Olimpíadas Escolares

Rio de Janeiro vence Mato Grosso e confirma vaga na semifinal da Primeira Divisão do basquete masculino

O Colégio Estadual Professor Antonio Maria Teixeira Filho (RJ) entrou em quadra com a vaga já garantida para a semifinal do basquete masculino da Primeira Divisão das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012. O jogo foi contra o Colégio Regina Pacis (MT), que já não tinha mais chances de classificação, depois de ter perdido as duas primeiras partidas. O placar final foi de 94 a 42 nesta quinta-feira, dia 6, no Ginásio Sesc Porto, com parciais de 19x09, 20x13,24x11 e 31x09.


“O que eu ouço eu esqueço, o que eu vejo eu lembro e o que eu faço eu sei.” É com esse lema que a equipe do Colégio Estadual Professor Antonio Maria Teixeira Filho (RJ) pretende conquistar o inédito título de campeão das Olimpíadas Escolares. “Trabalhamos muito em cima da fé, aquela de acreditar e confiar naquilo que aprendemos e é por isso que hoje estamos aqui”, disse o técnico Israël W. de Freitas que agradeceu o apoio da direção da escola na competição. “Sem o apoio da diretora Silvia Cristina Silva, não estaríamos aqui. É uma escola muito bem equipada, que sempre procura oferecer o melhor para seus alunos, desde a alimentação de excelente qualidade todos os dias, até a valorização desses atletas que vieram com todas as despesas pagas e isso reflete certamente no resultado final”, afirmou o treinador.

A união da equipe é outro fator de sucesso, segundo Israël. “Na verdade, não somos simplesmente uma equipe. Aqui é uma grande família, onde todos moram juntos e um toma conta do outro”, declarou o assistente técnico Álvaro Augusto Santana, que trabalha no Clube de Regatas do Flamengo, onde parte dos atletas da equipe treina. A outra metade treina no Fluminense Futebol Clube. “Esse é um grande diferencial da equipe, pois o fato de treinarem em clubes aumenta essa carga horária. Mas, mesmo disputando campeonatos estaduais, eles não perderam o foco nas Olimpíadas Escolares”, enfatizou o assistente, que fez questão de elogiar os princípios de seus atletas. “Eles escutam o que a gente fala e isso facilita muito. Estamos sempre trabalhando valores como respeito com o adversário, técnicos e árbitros; confiança no treinamento; disciplina e humildade, porque sem ela não vamos a lugar nenhum”.

O cestinha da partida é destaque até no nome. Junio Duval fez 16 pontos no jogo. “Eu sou o único Junio Duval no mundo”, brinca o atleta. Pela primeira vez participando de Olimpíadas Escolares, Junio, que treina no Flamengo, destaca o diferencial deste tipo de competição. “O basquete é sempre o mesmo, mas essa diversidade dos estilos de jogo de cada estado é muito interessante. Alguns times são mais velozes, outros mais técnicos e isso foi muito legal de observar”, avalia.

Participando também pela primeira vez das Olimpíadas Escolares, o capitão da equipe, Daniel Gomes, considera importante a visibilidade que esta competição proporciona aos atletas. “Este evento é uma excelente oportunidade mostrarmos nosso nível técnico e quem sabe sermos escolhidos também para competir por outros estados ou até mesmo para a seleção”, considera o atleta que também treina no Flamengo. Questionado sobre o que todos na equipe fazem para passar o tempo quando não estão em quadra a resposta foi rápida e precisa: “A gente dorme!”. Pelo visto a equipe é muito disciplinada porque praticamente todos ao redor concordaram, argumentando que essa era a melhor opção disponível.

O Colégio Regina Pacis, de Sinop, quarta maior cidade do estado, localizada no Norte de Mato Grosso, participa pela primeira vez de Olimpíadas Escolares. Mesmo desclassificados, a equipe entrou em quadra de cabeça erguida. “O fato de ser uma equipe nova pesou muito nesta competição”, justificou o técnico Gabriel Vasconcellos. Todos os atletas são bolsistas no colégio e no tempo de folga estavam fazendo provas que eram enviadas pelos professores via e-mail. “Isso mostra o comprometimento deles em seguir o que a escola propõe de priorizar o ensino”, destaca Gabriel.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet