Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Livro mostra como viajar com menor impacto ambiental

A maneira como fazemos viagens e nos deslocamos no dia a dia tem grande impacto sobre as mudanças climáticas, já que, aproximadamente, um quarto de nossa emissão de carbono se origina nos deslocamentos pessoais.


A informação é do livro "Como Viajar sem Prejudicar o Meio Ambiente", da série "50 Formas Inteligentes de Preservar o Planeta", de Siân Berry, editado pela Publifolha. O título, impresso em papel 100% reciclado, apresenta 50 maneiras criativas para fazer com que suas viagens e seus deslocamentos cotidianos emitam menos dióxido de carbono na atmosfera.

A autora mostra, por exemplo, as vantagens de ir às compras, à escola e ao trabalho andando ou de bicicleta: controle do peso, aumento do bem-estar e economia de tempo e dinheiro. Siân Berry defende também a diminuição do uso do carro, através de caronas para o trabalho e planejamento das atividades que precisam ser feitas fora de casa para evitar viagens desnecessárias.

Para finalizar as vantagens das formas alternativas de transporte, ela enumera os benefícios do ônibus: é possível ler, descansar, usar o celular e até tomar um drinque com os amigos sem se preocupar em dirigir depois.

No caso das viagens de longa distância, "Como Viajar sem Prejudicar o Meio Ambiente" mostra que, como não é possível cortar totalmente as emissões de carbono, podemos ao menos reduzi-las, com a escolha de meios de transporte mais amigáveis do ponto de vista ambiental. Viagens de ônibus, por exemplo, consomem 9g de CO2 por passageiro por quilômetro rodado; trens a diesel, 69g; carros médios com quatro pessoas, 42g; e carros médios com uma pessoa, 169g. O campeão das emissões é o avião, que emite de 230g a 510g de CO2 por passageiro.

Dessa maneira, a autora propõe que viagens curtas sejam feitas de ônibus, de trem ou de carro --desde que você não viaje sozinho--, ao invés de avião. Ela sugere que os destinos próximos de casa são uma boa opção para evitar os voos, além de ser uma forma agradável e sustentável de aproveitar as férias.

Viajar para locais próximos de casa é opção para ter férias sustentáveis
O volume ainda inclui informações e dados relativos ao Brasil, fornecidos pelo jornalista Marcelo Leite. O livro lista sites de serviços ecológicos e de trânsito, além de links de grupos que organizam bicicletadas e caminhadas.

A coleção "50 Formas Inteligentes de Preservar o Planeta" traz livros que apresentam 50 sugestões práticas e criativas para tornar a vida ecologicamente correta em casa, no jardim, em lojas, no trabalho e na rua. Conheça também os títulos: "Como Usar Água e Energia Sem Desperdício", "Como Ter Uma Casa e um Jardim Mais Ecológicos" e "Como Consumir sem Descuidar do Meio Ambiente".

AUTORA

Candidata à Prefeitura de Londres pelo Partido Verde em 2008, Siân Berry foi uma das figuras que batalharam pela promoção de energias renováveis e pelo comércio local, e ficou mais conhecida por ter sido uma das fundadoras do movimento Aliança Contra os Jipões Urbanos, que teve como um dos planos propor taxa de pedágio mais alta para os veículos 4 x 4, grandes consumidores de combustível. Berry conseguiu dar espaço à questão ambiental na pauta das políticas públicas inglesas, o que é exemplo indiscutível a ser seguido por outros países.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet