Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Estado de SP pode gerar até 13 mil GW de energia com ventos, diz atlas

O estado de São Paulo tem capacidade para instalar 4.734 megawatts (MW) de usinas eólicas e gerar cerca de 13 mil gigawatts-hora (GWh) de energia dessa fonte por ano, segundo dados do Atlas Eólico apresentado pelo governo do Estado nesta sexta-feira (7).


Foram realizadas medições de vento com a colocação de oito torres de 100 metros de altura no Estado e foi identificada uma área potencial de 1.134 km² para instalação de eólicas.

Segundo o secretário estadual de Energia, José Aníbal, grande parte dos equipamentos eólicos produzidos no Brasil estão próximos da região de São Paulo, e a instalação dos parques no Estado reduziriam os custos de transporte de equipamentos e de construção de linhas de transmissão.

"O potencial do Estado de São Paulo apareceu nesse novo Atlas, principalmente por conta da tecnologia que evoluiu muito. O fator central é o aumento da altura das torres... Consegue-se captar ventos de forma mais eficiente", disse a presidente-executiva da associação da indústria de energia eólica (Abeeólica), Elbia Melo, a jornalistas.

Segundo ela, o desenvolvimento da tecnologia tem permitido que áreas onde antes não havia potencial de produzir energia eólica passassem a ser consideradas. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que Campinas, Bauru e Sorocaba são algumas das cidades com maior potencial no Estado para energia eólica.

O Brasil está entre as quatro nações do mundo que mais cresce no setor eólico, ficando atrás somente de China, Estados Unidos e Índia. Em 2015, o país será o 10° maior produtor de energia eólica do mundo. Atualmente, a capacidade instalada é de 1.471 MW e o potencial gira em torno de 300 GW.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet