Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Projeto de Toninho dará destinação correta para pneus inservíveis de VG.

O compromisso em preservar a saúde da população Várzea-grandense, de forma que todos possam habitar em um ambiente saudável, com menos poluição contribuiu para que o vereador Toninho do Gloria Líder do Partido Verde (PV) elaborasse a implantação de um projeto pioneiro na órbita pública, oferecendo armazenamento, reciclagem e destinação para os pneus inservíveis de Várzea Grande. O Projeto de Lei, que foi protocolado, na Câmara Municipal e vai a votação na seção noturna do dia 08/06/2009, dispõe sobre o Recolhimento e Destinação dos Pneus Inservíveis no Município de Várzea Grande.


Segundo o parlamentar é dever do Poder Público e da sociedade manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado, defendendo e preservando o presente e o futuro das gerações. “Contribuindo com a preservação do meio ambiente e protegendo a saúde pública, busca-se dar a destinação correta aos pneus abandonados, que além de provocarem sérios problemas ambientais, especialmente quando queimados ao ar livre, com emissões tóxicas, são depósitos de mosquitos que causam doenças como a dengue”, esclareceu Toninho do Gloria.

De acordo com a proposta, os estabelecimentos comerciais de Várzea Grande, compreendidos por distribuidores, revendedores de pneus novos, usados e recauchutados, borracharias, prestadores de serviços e demais segmentos que manuseiam pneus inservíveis ficam obrigados a possuir locais seguros para recolhimento dos referidos produtos, atendendo as normas técnicas e legislação em vigor no país.

Segundo a proposição, a coleta e armazenamento serão feitos por distribuidores, revendedores de pneus novos, usados e recauchutados, borracharias, prestadores de serviços e demais segmentos que manuseiam pneus inservíveis. Os pneus serão encaminhados para os locais de coleta designados pelo Poder Público Municipal, e terão a destinação ambientalmente correta, nos termos da legislação em vigor, incluída as orientações exigidas pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Em tempo - Dados baseados no estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo (USP), afirmam que cerca de 22 milhões de pneus são trocados anualmente no Brasil.

Desses 46,8% dos pneus usados, podem retornar ao mercado para serem utilizados nos veículos ou submetidos a algum tipo de reforma, mas 53,2% dos pneus inservíveis não têm mais utilização veicular.

Dos 53,2% que não apresentam bom uso, 26,5% do material tem destinação ambientalmente adequada e regulamentada se transformando em combustível de fábricas de cimento, solados de sapatos, tapetes para carros, além de uso na construção civil.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet