Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Sensor portátil permite monitorar qualidade do ar por meio do telefone celular

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, desenvolveram sensores portáteis que permitem monitorar a qualidade do ar em tempo real por meio do telefone celular.


Os sensores poderiam ser particularmente úteis para pessoas que sofrem de doenças crónicas, como asma, que precisam evitar a exposição aos poluentes.

CitiSense é o único sistema de monitoramento da qualidade do ar capaz de fornecer dados em tempo real para telefones celulares e usuários domésticos de computadores a qualquer momento.

"Queremos obter mais dados e dados melhores que podemos fornecer para o público. Estamos tornando visível o invisível", afirma o líder da pesquisa William Griswold.

Os sensor CitiSense detecta ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono, poluentes mais comuns emitidos por carros e caminhões. A interface do usuário exibe leituras do sensor em um telefone celular usando uma escala de um código de cores para a qualidade do ar com base nas classificações da US Environmental Protection Agency de qualidade do ar, de verde (bom) até roxo (perigoso).

Os pesquisadores forneceram sensores durante quatro semanas para um total de 30 usuários, incluindo alunos e funcionários da universidade.

Segundo os pesquisadores, os sensores se tornaram ferramentas educacionais para os utilizadores. "Muitas pessoas acham que a poluição difunde igualmente no ar. Mas ela permanece concentrada em pontos quentes, ao longo de estradas principais, nos cruzamentos e assim por diante. Os sensores mostraram isso para os usuários."

"As pessoas que estão fazendo o máximo para reduzir as emissões de poluentes, andando de bicicleta ou usando o ônibus, são as que experimentaram os níveis mais altos de exposição à poluição do ar", afirma Griswold.

Os usuários descobriram que a poluição variava não só com base na localização, mas também na hora do dia, com leituras baixas no meio da manhã e valores muito altos no final da tarde.

A equipe afirma que muitos usuários do estudo tomaram medidas para limitar a exposição em excesso aos poluentes. Por exemplo, ciclistas descobriram que eles poderiam evitar uma grande exposição simplesmente andando de bicicleta longe de ruas movimentadas. Os passageiros que pegavam o ônibus evitaram esperando perto do escapamento do veículo, onde a qualidade do ar era pior.

Os pesquisadores esperam conseguir incentivos para monitorar a qualidade do ar para as crianças asmáticas em idade escolar e determinar o que pode ser feito para limitar sua exposição aos poluentes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet