Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Economia

Última recessão no Brasil foi registrada em 2003; confira trajetória

Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta terça-feira apontam que o Brasil entrou em recessão técnica, o que é caracterizado por dois trimestres consecutivos de retração da economia.


Fortemente influenciado pela crise econômica mundial, o PIB (Produto Interno Bruto) do país caiu 0,8% no primeiro trimestre deste ano, ante o quarto trimestre, sendo que já havia retraído 3,6% no último trimestre do ano passado. 

A medida de dois trimestres foi adotada por convenções internacionais, sem considerar algum conceito específico. Apesar disso, há entidades que levam em conta outros aspectos para definir a entrada de um país em recessão.

O Nber (Escritório Nacional de Pesquisa Econômica, na sigla em inglês), por exemplo, um dos principais institutos de economia dos EUA e responsável por avaliar quando o país está oficialmente em recessão, considera que uma queda significativa na atividade econômica mais do que alguns meses já é o suficiente. Para a entidade, os EUA estão em recessão desde dezembro de 2007.

No fim de maio, a FGV (Fundação Getulio Vargas) seguiu o mesmo caminho. Segundo a entidade, o Brasil está em recessão desde o último trimestre de 2008, depois de crescer por cinco anos seguidos.

Para a FGV, o recuo acumulado na economia desde então é de 3,6%. O dado negativo vem depois do mais longo período de expansão no Brasil, com 21 trimestres seguidos de crescimento --entre o terceiro trimestre de 2003 e o terceiro trimestre de 2008. Neste intervalo, o país registrou avanço de quase 30%.

Histórico de recessões


Trata-se da primeira recessão desde 2003, ano em que a economia brasileira retraiu 1,44% no primeiro trimestre e 0,23% no segundo. Naquele ano, porém, o PIB acabou se recuperando e encerrando com alta de 1,1%.

Antes disso, a último recessão havia sido anotada em 2001, quando o Brasil viu três trimestres de queda no PIB, afetado pelos atentados ao World Trade Center, nos Estados Unidos, e o apagão. Mais uma vez, porém, a recuperação no fim do ano fez o PIB anual terminar com alta de 1,3%.

Em termos anuais, o último ano que fechou com retração econômica foi 1992, quando o PIB registrou resultado negativo de 0,5% ante os 12 meses anteriores.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet