Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Meio Ambiente

promoção da sociobiodiversidade

MT participa de seminário em Brasília

Mato Grosso participará do Workshop Nacional da Cadeia Produtiva da Castanha do Brasil. O evento será realizado em Brasília/DF, nos dias 15,16 e 17 de junho. O foco é o desenvolvimento econômico por meio da conservação do meio ambiente.

Mato Grosso participará do Workshop Nacional da Cadeia Produtiva da Castanha do Brasil. O evento será realizado em Brasília/DF, nos dias 15,16 e 17 de junho. O programa faz parte do Plano Nacional para Promoção dos Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB). O foco é o desenvolvimento econômico do País por meio da conservação do meio ambiente, além da inclusão social e produtiva de agricultores familiares e comunidades tradicionais. Os Ministérios envolvidos são do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).


O governador Blairo Maggi nomeou o secretário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos para ser o representante de MT nesta ação. O Conselho é formado por quatro representantes, envolvendo empresas privadas, produtores e associações ligadas ao setor. O objetivo é viabilizar a participação dos trabalhadores extrativistas na construção de um programa estratégico de desenvolvimento para o setor nas regiões Norte e Noroeste de Mato Grosso. Ao todo, 17 municípios serão contemplados. Além disso, o programa visa a conservação da biodiversidade do Estado.

No âmbito nacional, serão instituídos o grupo gestor do PNPSB e a câmara setorial de produtos da sociobiodiversidade e, no âmbito regional, os grupos de articulação regionais e os grupos de ação por cadeia produtiva. No entanto, a Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos (Sepe), mediante do Programa de Desenvolvimento Regional – MT Regional será o representante do Governo Federal na elaboração de estratégias.

De acordo com a coordenadora do MT Regional, responsável pelo PNPSB, Sanny Saggin, o encontro irá traçar metas e atividades, visando um Plano de Ação para cada Estado. São metas para o ano de 2009/2010. “Antes de qualquer coisa é preciso definir responsabilidades para a implementação do Plano em Mato Grosso. Em seguida, estabelecer a estrutura de gestão para o funcionamento da cadeia”, frisou.

“Antes da participação de MT neste programa Federal, a cadeia produtiva se manifestava de modo desorganizado e, desestruturada. O nosso objetivo principal é promover uma sinergia de modo que o funcionamento dê início desde a matéria-prima até a comercialização, com foco na atividade sustentável”, afirmou Sanny Saggin.

No mês passado, teve um encontro com as entidades envolvidas nas quais vários encaminhamentos foram abordados e que serão levados para Brasília. Dentre os municípios prioritários, serão incluídos: Itaúba, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Cláudia, Juara e Brasnorte. Todos eles, da região Norte e Noroeste.

Produtos da Sociobiodiversidade

São bens e serviços gerados a partir de recursos da biodiversidade local, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse dos Povos e Comunidades Tradicionais e de Agricultores Familiares (PCTAF), numa relação harmônica entre si, com sustentabilidade, justiça social e respeito às especificidades culturais e territoriais, que assegurem a manutenção e a valorização de seus laços sociais, suas práticas e saberes, dos direitos decorrentes, da melhoria do ambiente em que vivem e da sua qualidade de vida.

Cadeia produtiva da Sociobiodiversidade

Cadeia produtiva da sociobiodiversidade é um sistema integrado e harmônico, constituído por atores interdependentes e por uma sucessão de processos de educação, pesquisa, manejo, produção, beneficiamento, distribuição, comercialização e consumo de produtos e serviços da sociobiodiversidade, com identidade cultural e incorporação de valores e saberes locais dos Povos e Comunidades Tradicionais e de Agricultores Familiares (PCTAF) e que asseguram a distribuição justa dos seus benefícios.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet