Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

Racha no PSB?

Resolução que ‘beneficiaria’ Júlio Pinheiro revolta militância do PSB

Foto: Lucas Bólico - OD

Resolução que ‘beneficiaria’ Júlio Pinheiro revolta militância do PSB
A resolução do Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Cuiabá divulgada na tarde de ontem que ‘enquadra’ os vereadores eleitos da legenda a votarem no candidato da base do prefeito eleito, Mauro Mendes (PSB), tem causado desconforto e revolta na militância do partido, que entende que o documento acaba por privilegiar o projeto político de Júlio Pinheiro (PTB), candidato à reeleição na Mesa Diretora.


PSB ameaça punir vereadores que não votarem na base de Mendes
Aproximação de Valtenir e Riva beneficia João Emanuel e pode ‘naufragar’ reeleição de Júlio Pinheiro

A resolução do Diretório Municipal socialista determina que os vereadores eleitos pelo PSB, Onofre Júnior e Faissal Calil,  recebam punições caso venham a descumprir a determinação da legenda. Segundo o texto, os parlamentares que não votarem no candidato da base serão enquadrados por infidelidade partidária.

O documento divulgado ontem pelo PSB afirma que o partido tem como candidato à Presidência da Mesa Diretora Onofre Júnior, mas ressalva que em caso de “impossibilidade” desta candidatura, os votos peessebistas devem ser exclusivamente para o candidato da base de Mauro, no caso, Júlio Pinheiro.

O que tem revoltado peessebistas é o fato de os vereadores terem se elegido prometendo renovação e agora estarem sendo “obrigados” a votar em Júlio Pinheiro. Os partidários estão consultando as normas do Tribunal Superior Eleitoral para verificar se uma possível desobediência poderia de fato ser entendida como infidelidade partidária, uma vez que o candidato “renegado” sequer é do partido.

Uma fonte do PSB ouvida pelo Olhar Direto na manhã de hoje garantiu que os militantes estão confeccionando uma carta aberta para a sociedade que demonstra a insatisfação com a resolução. “Não queremos Júlio Pinheiro. Primeiro que ele nem é do PSB, segundo que não fez parte da coligação e as urnas mostraram que a população que renovação”, declarou  omilitante peessebista ouvido pelo Olhar Direto que pediu anonimato.

“Sem falar que não houve discussão nenhuma sobre essa resolução, o que eles querem é voto de cabresto”, protesta o peessebista. A expectativa é que vereadores eleitos, suplentes e militantes assinem a carta aberta, que deve ser publicada neste final de semana.

Pinheiro tem enfrentado resistência até dentro de seu partido. O vereador eleito Dilemário Alencar (PTB) afirmou que não pretendia votar no correligionário, mas que o fará também por determinação de seu partido, que, como o PSB, promete punição para o voto 'rebelde'.

Veja a resolução do PSB aqui.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet