Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Europeus vão analisar propostas para mudança no estatuto da Fifa

Dirigentes do futebol europeu vão se reunir neste mês para discutir propostas de reformas para a Fifa, incluindo um limite de idade para o presidente da entidade e uma restrição ao número de mandatos à frente da entidade que dirige o futebol mundial. As informações são da Reuters.


Um grupo de trabalho montado para revisar os estatutos da Fifa propôs limitar em 72 anos a idade do presidente da entidade e dos membros do comitê-executivo, levando em conta para isso a época da sua eleição, reeleição ou nomeação.

O grupo também propôs que os dirigentes possam cumprir no máximo dois mandatos de quatro anos. Outras questões discutidas vão incluir a composição do International Board (IB), órgão que toma decisões sobre as regras do esporte. O IB atualmente é formado por quatro membros da Fifa e por um membro de cada uma das associações de futebol do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte).

A Uefa, entidade que dirige o futebol europeu, disse em nota que vai promover no dia 24 uma reunião com os presidentes das 53 federações nacionais afiliadas, a fim de analisar as propostas.

- A Uefa deseja assegurar que o processo de reforma da Fifa mantenha os objetivos de boa governança, e isso foi deixado claro aos nossos membros de forma clara e transparente, para que eles possam deixar sua posição clara. Precisamos agora que os membros apresentem suas opiniões - disse o secretário-geral da entidade europeia, Gianni Infantino.

Vale lembrar que o atual presidente da Fifa, Joseph Blatter, está no poder desde 1998. O antecessor, o brasileiro João Havelange, ficou na cadeira de 1974 a 1998. A entidade máxima do futebol deve votar as mudanças no seu estatuto durante o seu congresso anual, que acontecerá em maio, nas Ilhas Maurício.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet