Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Economia

deliberação

Sindipetróleo apoia Câmara e se posiciona contra aumento da alíquota do IPTU

Foto: Reprodução

Aldo Locatelli, presidente do Sindipetróleo/MT

Aldo Locatelli, presidente do Sindipetróleo/MT

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo/MT) emitiu, por meio ode sua assessoria, comunicado à imprensa onde diz apoiar decisão da Câmara de Vereadores de Cuiabá a respeito do aumento de 25% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).


Entidade que representa o comércio varejista de combustíveis no estado, o Sindipetróleo avaliza posicionamento do presidente da Câmara, vereador João Emanuel (PSD). “A Câmara vai anunciar, até o fim do dia, a apresentação de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para anular o reajuste”, destaca o parlamentar.

Especialista em Direito Tributário contesta reajuste do IPTU em Cuiabá; polícia investiga
Prefeito envia projeto à Câmara Municipal para reduzir taxa do IPTU em Barra

Representantes do Sindipetróleo acompanharam a coletiva realizada no Legislativo, e se colocaram favoráveis à decisão tomada pelo novo presidente da Casa de Leis. O diretor-executivo do sindicato, Nelson Soares, diz que faltas justificativas plausíveis a majoração do imposto.

Pinheiro afirma que revogação do IPTU é ação política e diz que novatos não conhecem regimento

“Recentemente, a sociedade cuiabana teve que engolir ‘goela abaixo’ reajustes na ordem de 150% em 2011 e aumentos em 2012. Houve aumento absurdo na conta de energia, portanto aumentou a arrecadação com o a taxa de iluminação pública. Agora, surge mais um impacto nos custos dos contribuintes. Precisamos de critérios mais definidos para que os reajustes ocorram”, avalia.

Soares acrescenta que o aumento preocupa ainda mais os comerciantes que tiveram seus lucros reduzidos com o impacto das obras de mobilidade urbana.

Expectativa
A expectativa da Câmara é de que a ação seja julgada já nos próximos dias. Conforme cálculo do legislativo municipal, o aumento faz com que a alíquota sobre o valor venal do imóvel passe de 0,4% para 0,5%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet