Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Cidades

tradição?

Pais acampam no Liceu Cuiabano em busca de vaga; fila dura três dias

14 Jan 2013 - 12:29

Priscilla Silva - Especial para o Olhar Direto

Foto: Priscilla Silva - Olhar Direto

Pais acampam no Liceu Cuiabano em busca de vaga; fila dura três dias
Mais de 200 pais de alunos do ensino médio estão acampados em frente à Escola Estadual Liceu Cuiabano desde a noite de sexta-feira (11). Apesar de existiram vagas na rede estadual, os pais insistem em conseguir espaço em uma das escolas tradicionais da Capital.


Cerca de 60 pais de alunos não conseguem matricular filhos em VG

Para o ano letivo de 2013, a escola abriu vagas para 660 alunos interessados em cursarem às 1º, 2º e 3º séries. Porém as mais disputadas são para os períodos matutinos e vespertinos, que ao todo somam 330 vagas.

Uma das primeiras mães a chegaram ao local foi Luciene Santos Moura, que está acampada em frente à escola há três dias. Ela aguarda a abertura das matrículas que está agendada para ter início na próxima quarta-feira (16), a partir das 07h00.

Segundo ela, o maior problema enfrentado pelos pais que aguardam na fila é a falta de banheiro. “O posto de gasolina nos emprestou o banheiro para tomar banho e necessidades, mas apenas para as mulheres, os homens precisam se virar como podem”, queixou.

Segundo o diretor da escola, Alceu Trentin, a fila formada pelos pais dos alunos é desnecessária. “Não faltam vagas, existem muitas outras escolas com vagas para atender toda a demanda. O problema é que na cabeça desses pais, o Liceu Cuiabano é a melhor escola de Cuiabá. Mas eles se esquecem de que quem faz a escola ser boa, são os alunos e a participação dos pais,” afirmou. Ainda de acordo com o diretor, a participação dos pais nas reuniões da escola é obrigatória, e tem uma média de 90% da participação.

Organização própria

Para garantir a organização, os próprios pais criaram senha e uma lista elaborada por ordem de chagada. Segundo uma das mães organizadoras, Maria da Gloria, essa medida é para impedir invasões e vandalismo como ocorreu durante a matrícula do ano passado.

No ano passado, o diretor da escola permitiu a entrada dos pais que ficaram acampados no ginásio. Porém, a medida gerou briga e depredação da escola.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet