Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Cor da lente dos óculos escuros faz diferença para o conforto dos olhos

Usar óculos escuros não é apenas uma questão de estética, mas também de conforto para os olhos. A cor da lente faz diferença e pode ser útil para diferentes situações, como explicou a oftalmologista Denise Freitas no Bem Estar desta quinta-feira (17). Por exemplo, pessoas que usam muito o computador podem optar por lentes azuis, que conseguem eliminar cores que irritam os olhos, como o vermelho.


O que pode prejudicar a saúde dos olhos é o mau uso dos colírios. Muitas pessoas utilizam esse medicamento sem orientação e não sabem que, se usado inadequadamente, pode causar catarata, glaucoma e até cegar. Dependendo da infecção, o excesso de colírio pode causar até a perfuração do olho.

É importante saber que todo colírio tem um prazo de validade de 30 dias porque pode sofrer alterações e ser contaminado. A dica é colocar um adesivo na embalagem indicando a validade para que a pessoa não corra o risco de utilizar o colírio fora desse período.

No caso dos produtos a base de antibióticos, a compra só pode ser feita com receita médica. Já os colírios vasoconstrictores, anestésicos e com lágrima artificial podem ser comprados na farmácia e, em alguns casos, causam dependência dos olhos e podem até provocar uma destruição da córnea.

Lentes
A repórter Marina Araújo contou a história do economista Pedro Lorena, que quase perdeu a visão pelo uso incorreto das lentes de contato. Triatleta, Pedro sempre usava as lentes no mar, na piscina e até para dormir. Ele costumava limpá-las com soro fisiológico, mas nunca trocava o estojo. O problema foi que o jovem deixou de perceber os sinais de alerta, como a vermelhidão nos olhos e a fotofobia.

Como resultado, ele teve uma infecção no olho e teve que fazer um transplante de córnea. Segundo a oftalmologista Denise Freitas, esse problema é raro, mas muito perigoso. De qualquer maneira, é melhor evitar o risco e manter sempre as lentes higienizadas. A dica da médica é sempre lavar as mãos antes de começar a lavagem; depois, fazer uma fricção com gotas do produto desinfetante (de preferência, que não seja soro fisiológico) e colocar a lente na caixinha com uma nova dose do produto.

O estojo da lente também deve ser lavado com uma escova apropriada e sabonete neutro uma vez por semana. Uma vez por mês, a pessoa pode ferver a caixinha ou substituí-la por uma nova. É importante não prolongar o uso da lente - se for indicada para 30 dias, deve ser usada nesse período.

Bolsas nos olhos
A repórter Daiana garbin mostrou a história da Marisa, uma mulher que sofria com as bolsas debaixo dos olhos. Não é apenas um problema estético, mas também incômodo porque deixa a pessoa lacrimejando e pode dar a sensação de ter algo dentro do olho. Após tentar diversos procedimentos e cremes, a Marisa optou pela cirurgia. Nessa operação, os médicos cortam em cima e embaixo dos olhos e retiram parte da gordura.

Segundo a oftalmologista Denise Freitas, a cirurgia é delicada, mas o risco é pequeno. Para retardar o surgimento dessas bolsas, a dica da dermatologista Márcia Purceli é usar cremes hidratantes, óculos escuros e também produtos antiidade, que são fatores que ajudam a preservar o colágeno da pele.

Os cremes antiidade podem ser usados a partir dos 25 anos. Na hora de comprar, a médica indica que eles tenham sempre vitamina C, retinol e estimulador de ácido hialurônico.

Papo de verão
O ginecologista José Bento alertou no episódio desta quinta-feira (17) para o uso da camisinha. O recado do médico foi para as mulheres, que devem sempre levar a camisinha na bolsa sem esperar que o parceiro a tenha. Existe também a camisinha feminina, que pode ser colocada até 8 horas antes da relação sexual. Essa proteção é importante para evitar hepatite B, gonorreia, sífilis, herpes, HPV, HIV e também uma possível gravidez.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet