Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política MT

assunto complicado

Teté promete reabertura de Salgadeira pra dezembro, mas não há entendimento sobre projeto

Foto: Rodrigo Maciel Meloni - OD

Teté promete reabertura de Salgadeira pra dezembro, mas não há entendimento sobre projeto
O entendimento entre as partes responsáveis pela confecção do projeto que trata da reabertura do Terminal de Turismo Social e Lazer da Salgadeira parece estar longe de ser concretizado. Contudo, a possível reabertura do complexo foi anunciada para dezembro deste ano, durante reunião realizada na tarde desta sexta-feira (18) entre o Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá e de Chapada dos Guimarães, Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça do Estado e iniciativa privada.


Juiz homologa TAC e Salgadeira será revitalizada em breve
Vereador chama governador de inábil e cobra a reabertura da Salgadeira

Na oportunidade foi apresentado o projeto – já readequado, no qual são explicadas quais medidas estão sendo tomadas para revitalizar o espaço. A Secretaria de Estado de Turismo comprovou que o Governo tem cumprido com as determinações que constam do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) homologado em fevereiro de 2012, entre Ministério Público e administração estadual.

Segundo relatou o perito da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Alexandre Batistella, a recuperação do espaço já está em estado avançado, em acordo com o Plano de Recuperação das Áreas Degradadas – Prad, com prazo para ser entregue no dia 25 de janeiro. “Faltam apenas alguns pequenos ajustes, mas nada que irá interfera no resultado final”.

A obra civil – centro de atendimento ao turista, retirada de quadras, construção de centro de acesso (trilhas) e outras construções devem ser terminadas em março. “Mas só isso não basta, precisamos mudar hábitos e rotinas de uso da Salgadeira, para tanto, é preciso qualificar e criar no cidadão noções de educação ambiental”, argumentou Lucas Coelho, arquiteto da empresa Proplan, responsável pelo projeto.

Indignado
“Me desculpem, mas isto me parece mais um samba do crioulo doido”, disse o prefeito Mauro Mendes, logo após assistir a apresentação. “O erro está no conceito, o que está sendo apresentado não tem aderência com a realidade, não tem vocação, um objetivo claro; o que está sendo proposta? Que a Salgadeira seja um ponto de parada para turistas tirarem foto? Um centro tecnológico, com restaurante, misturado a um centro cultural?”, questionou o prefeito de Cuiabá.

À secretária Estadual de Turismo, Teté Bezerra, Mendes reclamou que o proposto não funcionará. “Isso nunca funcionou, já tentaram fazer isso que está sendo apresentado mais de 10 vezes e nunca deu certo”.

O procurador de Justiça de Defesa Ambiental, Luiz Alberto Esteves Scapole, lembrou que no decorrer de várias administrações três projetos já foram abandonados, e cobrou dos das partes mais envolvimento. “Peço que haja mais preparo de todos e que se cumpram os acordos firmados”.

O procurador Domingos Sávio de Barros Arruda atacou o posicionamento da Prefeitura de Cuiabá. “A prefeitura só assiste, não faz nada, nós só vemos o Estado trabalhando”. Mauro Mendes respondeu que essa postura irá mudar, e convidou Domingos Sávio para conhecer uma série de projetos de autoria do Executivo municipal que estão sendo preparados.

O secretário adjunto de Infraestrutura da Secopa, Allyson Sander de Souza, entrou na discussão e defendeu os dois últimos secretários de Transporte de Cuiabá, observando que todos participaram ativamente das reuniões promovidas pelo órgão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet