Olhar Direto

Quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Secretário executivo do Pronasci conhece exemplo de Polícia Comunitária no Pedregal

Durante sua visita a Cuiabá para a assinatura do termo de cooperação federativa do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), o secretário executivo do programa, Ronaldo Teixeira, conheceu a Base Comunitária de Segurança Pública do bairro Pedregal. Também acompanharam a visita os secretários-adjuntos de Segurança Pública, coronel PM Antônio Moraes, de Assuntos Estratégicos, Alexandre Bustamante e de Justiça, Zaqueu Barbosa.


Ronaldo Teixeira teve a oportunidade de conhecer as instalações da base e os projetos sociais e de inclusão digital realizados com as crianças e adolescentes moradores do bairro. “Ações preventivas e que possibilitam a inclusão da comunidade é que auxiliam para que possamos na segurança pública conseguir trabalhar na redução de índices de criminalidade. Mato Grosso está mostrando um belo exemplo para o país”, afirma o secretário

PRONASCI - Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.

Com a adesão ao Pronasci, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública ganha um aporte fundamental para reforçar os projetos na área de prevenção, como a ampliação das Bases Comunitárias de Segurança, projeto que trabalha com a filosofia de polícia comunitária e atua com todas as instituições de segurança e tem conseguido alcançar índices satisfatórios de proximidade com as comunidades nas quais estão instaladas. Dessa forma, a Sejusp já está trabalhando a instalação de bases para o interior do Estado, nos pólos regionais aproximando os serviços da segurança pública cada vez mais do cidadão, uma vez que o planejamento de instalação das bases leva em conta bairros que registram maior carência em serviços de cidadania e número de ocorrências criminais.

BASES - As Bases Comunitárias de Segurança foram idealizadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com o objetivo de diminuir a criminalidade e estreitar as relações entre os órgãos atuantes e população.

As bases oferecem à comunidade o trabalho integrado das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), com os serviços de registro de ocorrências de pequeno e grande porte, emissão da primeira e segunda via da Carteira de Identidade, orientação na prevenção de acidentes domésticos, vistorias técnicas em edificações, entre outros, além do policiamento ostensivo e preventivo.

Atualmente Cuiabá e Várzea Grande contam com 12 Bases Comunitárias de Segurança, sendo dez em Cuiabá e duas em Várzea Grande.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet