Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Especialista do Canadá chega ao RS para ajudar no tratamento de feridos

O médico Marcelo Cypel, especialista em transplante de pulmão e cirurgia torácica e diretor do programa de suporte pulmonar extracorpóreo da Universidade de Toronto, no Canadá, desembarcou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na tarde deste domingo (3).


Cypel, 36 anos, é formado pela PUCRS, mas mora no Canadá há oito anos. Ele ajudará no tratamento dos feridos do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. A tragédia já deixou 237 mortos. Ainda há 101 pacientes internados em hospitais do Rio Grande do Sul.

"O que posso fazer é contribuir com a minha experiência. Nosso grupo na universidade é referência nas Américas neste tipo de tratamento", disse ao G1 na chegada. Em seguida, o médico fará um levantamento nos hospitais de Porto Alegre para ver quais pacientes necessitam de atendimento imediato. Nesta segunda-feira, um médico e uma enfermeira canadenses chegam ao estado para completar a equipe.

A técnica de ventilação extracorpórea, segundo Cypel, permite uma regeneração do pulmão a partir do próprio sangue do paciente. Grande parte dos feridos em estado grave tem problemas respiratórios gerados pela inalação da fumaça tóxica gerada pela queima da espuma usada no isolamento acústico da boate. O médico deve seguir para Santa Maria na segunda (4) ou na terça-feira (5).

Entenda
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, deixou 236 mortos na madrugada do último domingo (27). O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. De acordo com relatos de sobreviventes e testemunhas, e das informações divulgadas até o momento por investigadores:

- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso.
- Era comum a utilização de fogos pelo grupo.
- A banda comprou um sinalizador proibido.
- O extintor de incêndio não funcionou.
- Havia mais público do que a capacidade.
- A boate tinha apenas um acesso para a rua.
- O alvará fornecido pelos Bombeiros estava vencido.
- Mais de 180 corpos foram retirados dos banheiros.
- 90% das vítimas fatais tiveram asfixia mecânica.
- Equipamentos de gravação estavam no conserto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet