Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Instituto incentiva o plantio de dendê em Barra do Bugres

O engenheiro agrônomo Rogério Oliveira de Sá, pesquisador na área de melhoramento de plantas do Instituto Matogrossense do Algodão e sua equipe vem realizando uma pesquisa dentro do município de Barra do Bugres com o intuito de observar o potencial de produção do óleo de dendê.


Trata-se de um projeto recém-instalado no município, em parceria com a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, junto com a iniciativa privada, como o Instituto Matogrossense do Algodão, um ‘braço’ tecnológico da AMPA, Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão; Barralcool, Usinas da Barra Ltda e Prefeitura de Barra do Bugres. “Estamos Procurando também parcerias com mais empresas privadas”, ressaltou Rogério.

O projeto visa subsidiar informações e pesquisas para que futuramente empresas fomentem esse crescimento e também dar novas opções à agricultura familiar que é o principal foco. “São pequenas áreas com uma renda agregada ao agricultor. Estamos introduzindo a fase de execução do projeto que vai até 10 anos de observação”, explicou. Essa observação tem como prioridade também para que futuramente seja possível o governo abrir uma linha de crédito para esse tipo de cultivo.

O óleo de dendê é muito aceito para produção do biodiesel. Segundo o engenheiro Rogério Oliveira, o óleo de dendê, hoje detém a maior demanda mundialmente, seguindo pelo óleo de soja e óleo de girassol. “O Brasil não tem tradição no cultivo do dendê, então o governo federal, através de um projeto de anos anteriores, visa hoje o incentivo a cultura do dendê que rende uma alta produtividade de óleo por hectare. Nós temos dados de plantações no cerrado de dendê adubado e irrigado com 8 a 12 toneladas de óleo por hectare ao ano”.

O agrônomo informou ainda que pela prática do seu conhecimento, Barra do Bugres oferece vários ambientes favoráveis para produtividade da cultura do dendê como a temperatura, luminosidade e água, sendo que o solo se consegue manejar.

Os técnicos e engenheiros do IMA estão na fase de testes dos híbridos da planta para testar quais são os melhores e mais adaptáveis ao ecossistema da região. Em dez anos haverá dados para que o governo libere incentivos para plantação do dendê.

O prefeito Julio Florindo quer todos os projetos que ofereçam incentivos do governo federal e estadual direcionados ao pequeno agricultor no município. Atualmente a secretaria de agricultura do município trabalha no sentido de conscientizar os produtores em relação a essas oportunidades. Toda essa movimentação está sendo realizada através de reuniões nos assentamentos, entre os órgãos municipais e estaduais que oferecem assessoria a respeito, empresas e prefeitura municipal com a secretaria de agricultura.

No assentamento João e Maria em Barra do Bugres, o IMA já começou as experiências com a plantação do dendê em um espaço cedido pelos agricultores no próprio assentamento. O preparo da terra foi realizado com a colaboração da fazenda Jauquara que cedeu maquinário a pedido dos assentados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet