Olhar Direto

Quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Presidente visita obras da Lagoa Encantada acompanhada de entidades parceiras da Sanecap

A presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Eliana Rondon, visitou nesta sexta-feira (12-06), pela manhã as obras do complexo da Lagoa Encantada, onde está localizada a Estação de Tratamento de Esgoto do CPA III. Rondon esteve acompanhada de representantes de órgão e entidades que serão parceiros nos projetos desenvolvidos, dentro da lagoa, nos setores de saneamento e ambiental.



A Sanecap contará com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto de Desenvolvimento de Pesquisas (Idep).


A equipe foi conhecer de perto todo o projeto de revitalização da lagoa e o espaço onde será instalado o Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA), que será implantado com recursos da Petrobras em parceria com a UFMT e Idep. “A Sanecap possui muitos projetos que beneficiam o meio ambiente e o saneamento local. No entanto, não temos recursos suficientes para colocá-los em prática, mas com a vinda desses parceiros poderemos torná-los realidade, como é o caso do CRRA”.


Eliana Rondon explica que no centro de referência serão desenvolvidas atividades de piscicultura e fertirrigação de viveiros, feitas a partir da gestão do reuso do efluente. No local está sendo construído um reservatório para abrigar água de chuva, a qual será reaproveitada, por meio do projeto de reuso da água. A iniciativa, conforme Rondon, será trabalhada com a comunidade do entorno da lagoa, com o objetivo de promover a sensibilização para as questões ambientais, como o desperdício da água.


Conforme o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Archimedes Pereira Lima Neto, que também visitou a lagoa, a Smades vai assumir a parte do viveiro, onde manterá uma equipe do Horto Florestal para capacitar a comunidade no cultivo de várias espécies de árvores e plantas. “Nós queremos descentralizar as ações do horto para outros locais da cidade e vamos ter essa oportunidade a partir da parceria com a Sanecap”.


A UFMT vai usar o lugar para pesquisas e extensão, fornecendo subsídios para alunos de várias áreas, principalmente, de engenharia. “A Universidade tem interesse em transformar a lagoa em um centro internacional para intercâmbio entre alunos brasileiros e de outros países. A idéia é trazer alunos de todos os lugares do mundo para conhecerem o trabalho desenvolvido na área de saneamento em Cuiabá e levar os nossos alunos para conhecerem experiências de outros países”, explica Eliana Rondon.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet