Olhar Direto

Quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Notícias | Economia

ENTREVISTA

Superintendente do Comércio apresenta sobre ações para fomentar o setor

Foto: Assessoria

Superintendente do Comércio apresenta sobre ações para fomentar o setor
O superintendente do Comércio, da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Wilson Valdevino Pereira fala das diversas ações para fomentar o setor em todo o Estado e das parcerias que estão dando certo. Parceria tem sido a palavra de ordem para Wilson e sua equipe técnica.


Quais as principais ações da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia voltadas para o comércio?
Wilson Valdevino Pereira –
Temos vários projetos como o Mercado de Fronteira, Circuito Empreendedor e outros convênios. Mas a instalação do Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e suas Câmaras Técnicas foi um passo muito importante para o nosso setor na gestão do secretário Pedro Nadaf.

Qual o objetivo do Fórum?
Wilson -
São vários, mas o principal é a implantação de uma política de fortalecimento do setor do comércio. Outra meta importante é promover e articular a integração entre os diversos órgãos dos governos estadual e municipal, assessorar, formular e acompanhar a implementação das políticas governamentais de apoio e fomento as micro e pequenas empresas.

O que é o Projeto Circuito Empreendedor?
Wilson -
Por meio de uma parceria da Sicme com o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estamos trabalho para fortalecer e consolidar iniciativas empreendedoras, através de ações itinerantes. Já visitamos 36 municípios mato-grossenses.

A parceria é importante para o comércio mato-grossense?
Wilson -
Sim. É importante em qualquer setor. A nossa parceria com o Sebrae é muito produtiva. A Feira do Empreendedor é nosso próximo trabalho. O evento oferecerá novas oportunidades de negócios, tecnologias e inovações. Em outra parceria com o Sebrae também estamos viabilizando a ampliação e a solidificação do fluxo de comércio da região de fronteira Brasil-Bolivia-Peru. A equipe está estudando e fazendo prospecção de mercado, promoção comercial, de consultoria e de cooperação.

Há outras parcerias?
Wilson -
Sim, temos várias. Com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) estamos fazendo o treinamento, atualização e capacitação de profissionais que trabalham com bancos de dados comerciais. O objetivo é melhorar o atendimento tanto para os consumidores, como para as empresas, principalmente no que se refere ao Código do Consumidor. Temos também o convênio com o Instituto Euvaldo Lodi. Nesta parceria, o objetivo é promover o aumento de competitividade das empresas mato-grossenses no que se refere à estratégia, comportamento humano, qualidade e inovação.

A Sicme tem recebido solicitação para falar sobre as ações nos municípios?
Wilson -
Sim, já fizemos palestras sobre o Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic) nas cidades de Matupá, Guarantã do Norte e Lucas do Rio Verde. Essas palestras são dirigidas aos micros e pequenos empresários, com a participação de 250 pessoas em média por evento. 

Com a confirmação da Copa 2014 para Cuiabá, já existe algum projeto na sua superintendência para fomentar o setor?
Wilson -
Penso que o nosso Secretário, Pedro Nadaf, deverá definir com o Governador Blairo Maggi as ações da Sicme com vistas a Copa de 2014, e por conseguinte as prioridades para o setor do comércio como um todo. 

Como está o Varejo que dá Certo?
Wilson -
No ano de 2008, foi um sucesso. Para este ano, já estamos analisando novos convênios com os parceiros Sebrae, CDL e FCDL. 

Em quantas cidades esse projeto acontece atualmente?
Wilson -
No ano passado o Projeto Varejo que dá Certo foi trabalhado nas cidades de Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Rondonópolis e Cuiabá. Para 2009, estamos verificando a possibilidade de se ampliar o número de cidades. 

Como está sendo a repercussão do FCO Itinerante?
Wilson -
É uma ação com repercussão muito positiva, com média de público de 300 pessoas por evento. Este ano já estivemos nas cidades de Arenápolis, Araputanga, Dom Aquino e no próximo dia 18 será em Alto Araguaia. Para esse evento a SICME convida os parceiros Banco do Brasil, Sicredi, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEPLAN), Sebrae, representante do Ministério da Integração e de alguns órgãos de classe local. Ao todo estão previstos 10 eventos do FCO Itinerante ainda para 2009.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet