Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Saúde inaugura oficialmente com Teleconferência o Cievs de Mato Grosso

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro e o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Pena inauguraram oficialmente na manhã desta segunda-feira (15) o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Mato Grosso com a realização de Videoconferência.


No ato da inauguração ocorreu também a primeira teleconferência do Centro integrado com o Ministério da Saúde onde o secretario de Vigilância em Saúde, Gerson Pena conversou com o secretario de Estado de Saúde, Augustinho Moro e disse que o Cievs de Mato Grosso passa a integrar a Rede Nacional e Mundial no seu papel de prevenir, monitorar, interferir em situações que geram riscos à vida da população sobre doenças, endemias e pandemias, além de informar que esta é a 23ª inauguração feita no país de uma meta de 56 que deverão ainda ser inauguradas pelo Ministério da Saúde.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro disse que o papel que o Cievs já vem desenvolvendo no enfrentamento da dengue pode subsidiar o Estado a definir estratégias e tomada de decisões rápidas e precisas no enfrentamento a epidemia de casos graves de dengue que hoje o Estado passa. O Centro ao receber informações dos municípios e também da população pode analisar, classificar e avaliar todas as informações produzidas e passa a integrar com a Vigilância em Saúde as estratégias que foram adotadas pelo Estado, o que contribuiu e o que vem contribuindo ainda na elaboração de ações de enfrentamento a doença.

Outro ponto destacado pelo secretário Augustinho Moro, foi a ação do Cievs nas ocorrências de casos da Influenza A (H1N1) que de forma rápida deu respostas nas ações de intervenção, investigação e acima de tudo a população nos procedimentos de manejo de casos acordados com o que o Ministério da Saúde estabelece. “Acredito que o Estado de Mato Grosso hoje com a implantação oficial do Cievs conseguirá trabalhar melhor os agravos e eventos de doenças epidemiológicas na proteção a saúde da população”, declarou Augustinho Moro.

O coordenador nacional do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, George Santiago Deimech presente em Mato Grosso elogiou as ações do Cievs e disse que com a implantação oficial do Cievs e da inauguração da Sala de Teleconferências, as situações emergenciais poderão ser discutidas e integradas com o Ministério da Saúde e acima de tudo, a atualização de atos e ações de enfrentamento aos acontecimentos vão ajudar e muito no enfrentamento as endemias. A Sala representa evolução tecnológica na atualização imediata da comunicação de risco que ajudará na interferência dos atos e tomadas de decisões certas e compartilhadas na busca da eficiência dos serviços de saúde.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro agradeceu a participação dos técnicos do Ministério da Saúde, da área da Vigilância, e dos técnicos do Estado que puderam compartilhar do ato e disse que a meta do Estado é implantar nos 16 Escritórios Regionais Salas de Teleconferências e também a descentralização do Centro. "Sendo Mato Grosso um Estado de grande dimensão territorial interiorizando mais esta ação, estaremos pondo em prática a meta do Governo Blairo Maggi de interiorizar as ações e descentralizar os serviços de saúde na atuação direta das epidemias que colocam em risco a vida da população".

Participaram do evento em Mato Grosso a Coordenadora da ANVISA no Estado, Edneusa Belarmindo de Lima, a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-MT, Maria Conceição Villa, assessor técnico, Benedito Oscar de Campos, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, coordenador do Cievs em mato Grosso, Aparecido Alberto Marques e demais técnicos da Saúde representando o MT - Laboratório, Assistência Farmacêutica, Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac) e do Cievs.

CIEVS- A missão do CIEVS é “identificar, interpretar e analisar informações, trabalhando interinstitucionalmente, para definir estratégias que possam subsidiar a tomada de decisões pelas esferas competentes, visando prevenir ou minimizar situações que gerem risco à vida da população do Estado”, explicou Aparecido Alberto Marques, técnico da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

O serviço é composto pelo Centro de Recepção de Informações de Interesse em Saúde (CRIIS) e pelo Núcleo de Respostas Rápidas (NRR). O CRIIS tem como atribuição receber, analisar, classificar, orientar, monitorar e avaliar todas as informações produzidas ou recebidas, além das ações desencadeadas.

Já o Núcleo de Respostas Rápidas tem como principal função a operacionalização das ações e informações referentes a eventos emergenciais notificados, incluindo as ações de apoio direto aos municípios ou setores que demandarem ações do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.

Segundo o coordenador Estadual, Aparecido Alberto Marques disse que o Centro desenvolve um “trabalho sistemático a partir de informações, sejam elas de fontes oficiais ou não, que resultarão em respostas a emergências e situações em Saúde Pública, de forma presencial ou a distância, bem como no monitoramento e avaliação dos riscos em saúde. Atua, também, como articulador e facilitador nas ações integradas entre os órgãos e setores dos entes federados (União, Estado e municípios)”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet