Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Agronegócios

Máquinas do PAC 2 vão amenizar a seca e reformar estradas paraibanas

Estradas que levam alimentos da agricultura familiar à mesa dos brasileiros serão reformadas na Paraíba com máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O estado vai receber da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, 22 retroescavadeiras em cerimônia a partir das 10h desta segunda-feira (4), em João Pessoa. Cada unidade irá para um município diferente dos territórios da cidadania Zona da Mata Sul, Cariri Ocidental, Curimataú e Borborema.


Na aquisição dos equipamentos, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) investiu R$ 3,8 milhões que vão beneficiar 121 mil paraibanos que vivem no campo. Destes, 19 mil são agricultores familiares, que poderão ampliar mercados e aumentar a renda, levando produtos das zonas rurais para o meio urbano pelas novas estradas vicinais.

Esta é segunda vez que a Paraíba recebe retroescavadeiras do PAC 2. Em 2012, 42 municípios receberam máquinas do programa, em um investimento de R$ 7,3 milhões. Com a nova doação, já somam 57 mil agricultores familiares paraibanos, dentro dos mais de 330 mil habitantes da zona rural beneficiados. Ainda em 2013, mais 148 equipamentos serão entregues no estado. No total, a Paraíba contará com a doação de 212 retroescavadeiras entre 2012 e 2013.

“As entregas do PAC 2 têm papel fundamental no incremento do processo produtivo da agricultura familiar paraibana. Esses equipamentos servirão não apenas para a abertura de estradas vicinais, como, também, para escavação de barreiros”, adianta a delegada federal do MDA na Paraíba, Giucélia Figueiredo. Com capacidade para armazenar até oito mil litros de água, os barreiros poderão saciar a sede de pessoas e animais, além de funcionar para pequenas irrigações, amenizando os efeitos da estiagem.

Transformações no meio rural
Com mais de sete mil habitantes vivendo no campo, o município de Solânea aguarda com grande expectativa a chegada da máquina. O prefeito Beto do Brasil irá à cerimônia de entrega buscar as chaves do equipamento “É um tesouro para a nossa cidade, não só eu como toda a população está ansiosa por este presente. Sem a doação, o município não teria condições de custear um equipamento como esse, que vai transformar a realidade da zona rural”, comemora.

A maior modificação proporcionada pela retroescavadeira será no enfrentamento da estiagem. “A construção e recuperação de barreiras será constante com a ajuda da máquina. Isso é essencial para as famílias beneficiadas”, afirma o prefeito. “A falta de água é o grande problema que afeta o município. É uma condição histórica, mas desde que nasci nunca vi seca tão grande quanto essa”, conta.


Para adquirir as máquinas, os municípios devem ter até 50 mil habitantes. Fazer parte de um dos Territórios da Cidadania, possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados também são critérios que fazem o diferencial no programa.

Confira lista de municípios contemplados:

Alagoa Grande
Alhandra
Araçagi
Barra de Santa Rosa
Belém
Conde
Lagoa Seca
Sertãozinho
Solânea
Soledade
Tacima
Aguiar
Coremas
Ibiara
Juazeirinho
Poço Dantas
Pombal
Santa Cruz
Santana dos Garrotes
Joca Claudino
São José de Piranhas
São Sebastião do Umbuzeiro
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet