Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Cidades

água mais barata

Tarifa da água cairá 0,92% apesar da CAB ter solicitado reajuste de 15%

Foto: Priscilla Silva - Olhar Direto

Tarifa da água cairá 0,92% apesar da CAB ter solicitado reajuste de 15%
A Prefeitura de Cuiabá e a Agencia Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (AMES) anunciaram, na manhã desta terça-feira (05), que a tarifa da água em Cuiabá deve cair 0,92%. Isso apesar de a CAB Ambiental, empresa que detém a concessão do serviço ter solicitado uma aumento de 14,98%.


MPE ingressa com ação contra CAB, Prefeitura e AMAES e alega que consumidor está sendo lesado
CAB Ambiental tem histórico de abusos contra usuários de São Paulo


O "erro" no cálculo da CAB foi ter usado duplamente o aumento das tarifas antigas de energia para calcular o reajuste. A energia elétrica corresponde a 29% do preço da água e quando a CAB fez o estudo para o reajuste, a energia elétrica ainda não havia caído.

Outro item apresentado pela prefeitura, que também interferiu na redução da taxa, foi a medida do governo Federal para redução do valor da energia. Hoje o preço da energia está em R$ 151,00 MW/h.

A redução de 0,92% na água deve ser sentida no bolso dos consumidores somente após 30 dias da publicação da nova tarifa.

A redução da tarifa foi possível depois da prefeitura de Cuiabá, ter feito uso de uma prerrogativa do contrato que permite que a poder concedente estabeleça o equilíbrio econômico. “Foi a partir das clausulas 20 e 22 do contrato que encaminhamos o ofício à Amaes mostrando as divergências de calculo encontradas, e a agência refez esse calculo e cegou a conclusão de que a tarifa não será majorada e sim reduzida”, afirmou o prefeito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet