Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Em busca da retomada, Barça vai para cima do Milan no Camp Nou

Em busca da retomada, Barça vai para cima do Milan no Camp Nou
'Remontada' é a palavra da vez na Catalunha. Numa tradução livre, o Barcelona persegue o retorno do prestígio na Liga dos Campeões, uma virada que, pelas circunstâncias, se tornaria inesquecível nas oitavas de final. O adversário não é qualquer um: o Milan, dono de sete títulos e de uma vantagem de 2 a 0 conseguida em casa, no último dia 20 de fevereiro. De lá para cá, os catalães ainda acumularam insucessos em clássicos contra o Real Madrid - incluindo uma eliminação na semifinal da Copa do Rei -, que ajudaram a dar mais dramaticidade ao confronto desta terça-feira, a partir das 16h45m (de Brasília), no Camp Nou. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogão em Tempo Real.


Além de evitar a primeira eliminação antes das oitavas de final desde a temporada 2006/2007, quando caiu para o Liverpool, o Barcelona busca reencontrar o caminho da alegria. A temporada que parecia histórica por causa da grande vantagem conquistada no Campeonato Espanhol, tomou rumos inesperados desde que o técnico Tito Vilanova sofreu uma recaída em seu tumor na glândula parótida e teve que se afastar do clube, tratando-se nos Estados Unidos.

Sem Guardiola e também o seu substituto, coube a Jordi Roura a função de ser o comandante. Mas a tarefa não se mostra fácil para o assistente de Tito. Se devolver o placar, o Barcelona levará o confronto para a prorrogação. Caso o Milan marque ao menos uma vez, Lionel Messi e companhia necessitarão de vitória por três gols ou mais de diferença.

- Tito está vivendo todos os jogos com uma grande intensidade. Às vezes me surpreende, que siga com tanta força mesmo depois do tratamento que está fazendo. Temos sido capazes de preparar tudo. Estamos tentando fazer tudo igual, como se ele estivesse aqui - disse Jordi Roura.

Xavi é a única dúvida no Barça

Com todos os jogadores à disposição (Xavi é o único que preocupa, pois volta de lesão, não teve alta, mas foi escalado), o Barça se dá ao direito de sonhar com a "remontada". Na temporada 2012/2013, tem sete resultados no Camp Nou que seriam suficientes para garantir a vaga nas quartas de final, e outros dois que levariam o confronto para a prorrogação. É com essa confiança que os jogadores treinaram na última semana e esperam contagiar a torcida.

- Temos que acreditar em nós desde o primeiro momento. E quem não acreditar, que deixe os ingressos para outros. Precisamos de 90 mil pessoas que acreditam na nossa classificação - avisou o zagueiro Piqué, irritado com as críticas sobre a equipe.
Barcelona na Liga dos Campeões
Temporada Resultado
2011/12 Semifinal (Chelsea)
2010/11 Campeão
2009/10 Semifinal (Inter de Milão)
2008/09 Campeão
2007/08 Semifinal (Manchester United)
2006/07 Oitavas (Liverpool)

O zagueiro fez questão de lembrar da mudança de mentalidade no clube na última década.

- Outro dia eu estava pensando, nós ficamos 90 anos ganhando algumas Ligas e Copas, então chegou Cruyff e mudou a nossa mentalidade. Nos últimos dez anos do clube, nós fizemos história com Rijkaard e Guardiola. Onze ou 12 anos atrás as pessoas celebravam porque nos classificamos para a Liga dos Campeões com um gol do Rivaldo. Esse time ganhou muito e merece todos os créditos do mundo. É preciso ter memória, esta equipe pode fazer isso e muito mais. Estamos 13 pontos à frente do segundo colocado (no Espanhol), não temos que calar nenhuma boca. A temporada é brilhante e fenomenal.

Milan ainda não perdeu em 2013

Ao menos em metade da temporada, o Milan também conta com alguns motivos para se orgulhar. A última derrota em 90 minutos dos Rossoneros aconteceu no dia 22 de dezembro, para o Roma, por 4 a 2, pelo Campeonato Italiano. Desde então, a equipe de Massimiliano Allegri só perdeu na prorrogação, para o Juventus, pela Copa da Itália, acumulando oito vitórias e três empates. Os pontos somados lhe renderam a provisória terceira posição na Série A, que garantiria uma vaga na próxima edição da Champions.

Apesar dos números otimistas, o treinador Massimiliano Allegri acredita que o Milan precisará de um atuação ainda mais sólida no Camp Nou em relação à do San Siro diante do Barça para conseguir a classificação.
Boateng Milan (Foto: EFE)Boateng marcou a favor do Milan no jogo de ida (Foto: EFE)

- Acho que teremos de atuar melhor do que no jogo de ida se quisermos avançar. Os garotos precisam ir bem no ataque e converter o máximo das oportunidades. Temos de manter a calma. É um jogo como qualquer outro - afirmou.

Ao contrário do Barcelona, o Milan sofre com alguns desfalques. O maior deles é o do centroavante Giampaolo Pazzini, que sofreu uma microfratura na fíbula direita na última sexta-feira e sequer viajou. O seu companheiro de posição, Mario Balotelli, não pode atuar na Liga dos Campeões por já ter defendido o Manchester City na fase de grupos. Além de ambos, o zagueiro Philipp Mexès é outro que não deverá começar jogando.
Estamos com a faca entre os dentes e prontos para qualquer situação"
Massimo Ambrosini, meia do Milan

Nem por isso, Allegri armou o time atrás. Pelo contrário, promete escalar um trio ofensivo com Boateng, Niang e El Shaarawy. O brasileiro Robinho vai esperar por uma chance no banco de reservas.

Independentemente dos substitutos, o meio-campista Massimo Ambrosini já deu uma dica de como o time deverá atuar.

- O Barcelona vai tomar conta do jogo, mas a nossa principal arma é o contra-ataque. Estamos com a faca entre os dentes e prontos para qualquer situação - encerrou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet