Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

FERROVIA

Lideranças se reúnem para discutir aspectos gerais sobre o CIR em Rondonópolis

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ibrahim Zaher (PSD) esteve reunido junto ao prefeito Percival Muniz (PPS) e a direção da América Latina Logística (ALL) na tarde ontem (12) em um debate que tratou dos aspectos gerais sobre a chegada da ferrovia e a estrutura do terminal de cargas em Rondonópolis

17 Mar 2013 - 10:32

De Rondonópolis - Cairo Lustoza - Olhar Direto/Agência Pauta Pronta

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ibrahim Zaher (PSD) esteve reunido junto ao prefeito Percival Muniz (PPS) e a direção da América Latina Logística (ALL) na tarde ontem (12) em um debate que tratou dos aspectos gerais sobre a chegada da ferrovia e a estrutura do terminal de cargas em Rondonópolis.


ALL interdita corredor ferroviário entre Mato Grosso e porto de Santos

A principal questão exposta no encontro foi a preocupação quanto a circulação de caminhões no trecho da BR 163 até o terminal, que apresenta pista simples e pode agravar o escoamento dos grãos. “A preocupação é em relação a pista que não é duplicada. O grande número de carretas pode causar um verdadeiro caos tendo em vista que este terminal pretende escoar cerca de 50% da produção de Mato Grosso”, explicou Zaher.

Sobre a problemática o vereador explicou que será realizado um ato conjunto entre ALL, poder executivo municipal e legislativo para pressionar a bancada federal em relação a duplicação. “Nós iremos expor o problema e clamar a necessidade da criação de um projeto para imediata duplicação da rodovia”, disse.

Em contrapartida o gerente de projetos da America Latina Logística (ALL), Gustavo Okihino, afirmou que o terminal terá ampla capacidade para acomodação dos caminhões, sendo o maior da América do Sul, ocupando uma área de quase 400 hectares (3,8 milhões de metros quadrados). “Além do pátio para estacionamento de desembarque, cada lote deverá destinar 25% da área para acomodar os caminhões. O estimado é um espaço para sete mil veículos”, explicou.

Outra característica do terminal é que terá competência para tombar maior quantidade de cargas, se comparado aos outros dois terminais – de Itiquira e Alto Araguaia – que apresentam dificuldade no processo.

Durante a reunião também foi debatido o possível processo de degradação social entorno do terminal quando inaugurado. O prefeito Percival Muniz demonstrou preocupação e afirmou que estará pronto para lidar com a questão, traçando ações para evitar o transtorno.

As obras do Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR) entraram em fase final e a previsão é de que sejam concluídas em breve. A inauguração, segundo a ALL, deve ocorrer em maio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet