Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Programa “Viver sem Limite” vai impactar em vários setores

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limites”, apresentado hoje (14) em Cuiabá a representantes de onze cidades, causará impactos em vários setores públicos da capital. De acordo com o prefeito Mauro Mendes, áreas como assistência social, educação e saúde passarão por adequações para incluir cada vez mais as pessoas com deficiência.


Atualmente, no Brasil, 45 milhões de pessoas que declaram possuir algum tipo de deficiência, segundo o Censo IBGE/2010. A proposta do “Viver sem Limite” é que o governo federal, estados, Distrito Federal e municípios façam com que a Convenção aconteça na vida das pessoas, por meio da articulação de políticas públicas em quatro eixos: acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.

Em Cuiabá, já existem vários projetos que seguem a linha do Plano Nacional. “Vamos fazer a nossa parte, que é criar políticas públicas focadas em dar mais dignidade para as pessoas com deficiência. Vamos começar programas de adaptação em escolas, unidades de saúde, transporte e outras áreas de acesso público. No segundo semestre deste ano, vamos começar efetivamente o programa de organização de calçadas, ruas e garantir a acessibilidade”, explicou.

Além da readequação física de espaços públicos, Mauro Mendes também anunciou a qualificação profissional dos portadores de deficiências em Cuiabá. “Vamos desenvolver cursos específicos de qualificação para que eles possam sair dos programas de auxílio de renda do governo federal e ganhar autonomia. Temos parceria com o sistema “S”, como Senai e Sebrae, além do Pronatec, para garantir a oportunidade de inserir cada vez mais pessoas no mercado de trabalho”, disse.

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) disponibilizou 12.560 vagas em 2013 para qualificação profissional e, de acordo com o prefeito, algumas serão específicas para os portadores de deficiência.

Na área de assistência social, carro-chefe do programa “Viver sem Limite”, também há ações importantes para os portadores de deficiência. “O principal é a qualificação continuada de professores, conselheiros tutelares, cuidadores, enfim, de todos aqueles que lidam diretamente com essa faixa da população. O objetivo é oferecer um tratamento digno e padronizado em toda a cidade”, explicou o secretário José Rodrigues Rocha Junior.

Educação

O secretário também citou o programa “BPC na Escola”, do Ministério do Desenvolvimento Social. “Trata-se do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, que prevê o repasse de um salário mínimo para as famílias que integrem suas crianças com deficiência na rede pública de ensino. Para isso, precisamos de profissionais qualificados”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet