Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Ministério da Saúde e Estado iniciam Ação Social em Ortopedia com procedimentos cirúrgicos

O Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) e o Hospital Geral Universitário (HGU), realiza de 15 a 19 de Junho, uma Ação Social em Ortopedia. A ação atenderá de 25 a 30 pessoas que necessitam de cirurgias específicas de Alta Complexidade em Ortopedia, especialmente na região do quadril e membros inferiores, intervenções essas que requerem participação de especialistas na área.


O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Augustinho Moro, disse que o Estado sempre vem buscando parcerias no desenvolvimento de suas ações e esta ação social nos procedimentos cirúrgicos de Alta Complexidade em Ortopedia só foi possível com a união dos profissionais do Ministério da Saúde junto com os profissionais do Hospital Geral Universitário num alinhamento com os profissionais do Estado no intuito de atender essa demanda no Mato Grosso, não necessitando mandar os usuários do SUS para o tratamento no Rio de Janeiro, que é referencia para o Estado nesses tipos de procedimentos, além de proporcionar aos profissionais do Estado troca de experiência e ampliação de conhecimento na área da Ortopedia. "A reabilitação desses pacientes acontecerá também no próprio Estado onde já temos serviços de referência e excelência em reabilitação que é o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa, e também no próprio Hospital Geral Universitário”.

Segundo diretor do Hospital Geral Universitário, Vander Fernandes, “receber os profissionais do Instituto de Traumatologia e Ortopedia, do Ministério da Saúde (INTO/MS) nos dá um salto de qualidade na nossa estrutura de atendimento vez que proporcionará aos nossos profissionais conhecer novas técnicas e mais avançadas na área de Ortopedia. Os procedimentos cirúrgicos farão com que pessoas que estavam aguardando cirurgias, algumas até impossibilitadas de andar, vão poder ter sua vida normal de volta”.

Segundo o médico coordenador do Programa Suporte, José Luis Ramalho, as pessoas que foram contempladas com a cirurgia são jovens que estavam regulados para o Tratamento Fora de Domicílio. O Ministério da Saúde entra nessa parceria com ajuda de profissionais especializados, insumos e implantes importados. “Essa ação social é incomensurável para essa população jovem que foi vitimada por causas externas (acidentes) e que agora terá oportunidade de ter sua vida produtiva de volta. Os implantes que estão sendo utilizados são de vida útil prolongada, não necessitando de futuras intervenções cirúrgicas, o que nos garante uma ação de sucesso. O Ministério da Saúde está buscando proporcionar essas parcerias com os Estados justamente para proporcionar melhor qualidade de vida a esses usuários, além, é claro de capacitar as equipes médicas de Ortopedia em todo o pais”, afirmou Ramalho.

José Luiz Ramalho disse que “o Programa Suporte foi instituído por Portaria do Ministério da Saúde e tem entre seus principais objetivos a realização de ações assistenciais ambulatoriais e cirúrgicas, preferencialmente em alta complexidade; a estruturação e qualificação dos serviços de traumatologia e ortopedia existentes no Sistema Único de Saúde (SUS) além da fixação do ortopedista na sua região”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet