Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Cidades

ocupação

Estudantes da UFMT podem desocupar reitoria nesta segunda-feira

Foto: Olhar Direto

Estudantes da UFMT podem desocupar reitoria nesta segunda-feira
O prédio da reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) poderá ser desocupado pelos estudantes do Movimento da Casa do Estudante já nesta segunda-feira (18). Os alunos esperam a entrega de um documento oficial da instituição que dê a eles a garantia do cumprimento da proposta apresentada nestaa sexta-feira (15) durante reunião.


Sem negociação, estudantes da UFMT mantêm ocupação da reitoria
Após uma semana de ocupação na UFMT, estudantes ameaçam radicalizar e fechar guaritas

Depois de seis horas de diálogo, a comissão de negociação da instituição quebrou o impasse e apresentou propostas que atendem algumas das reivindicações dos alunos.

De acordo com o Movimento Estudantil da Casa dos Estudantes, participaram das negociais os pró-reitores de Assistência Estudantil, Myrian Thereza de Moura Serra, e de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), Fabrício Carvalho.

Durante seis horas, a instituição anunciou a abertura da terceira parte do Restaurante Universitário (RU), que voltou a funcionar já na data de ontem, e deram solução para o problema que o início ao movimento, a Casas do Estudante Universitário (CEU).

Myrian Serra afirmou que os estudantes residentes nas casas alugadas, permanecerão no local até o dia 13 de maio, período em que serão feitas vistorias na infraestrutura do espaço e compras de móveis, como guarda-roupa e outros itens.

A construção da segunda CEU dentro do campus também foi prometida pela pró-reitora. Segundo ela, o orçamento para o ano de 2013 já está fechado e por essa razão não será possível iniciar as obras ainda este ano. Dessa forma, foi proposto aos alunos o aluguel de outras casas para acomodá-lo até a finalização da construção da segunda casa do estudante que terá início em 2014.

Depois de escutar os apontamentos da pró-reitora, os estudantes decidiram permanecer no prédio da reitoria. “Ela apenas falou, não existe nada documentado que nos dê garantia de que será cumprindo, por isso, ainda vamos manter a ocupação da reitoria”, afirmou Celly Alves.

Apesar de a reunião de negociação ter durado seis horas, nem todos os itens de reivindicação dos alunos foram contemplados e esses serão discutidos na próxima segunda-feira, às 8h..
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet