Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Cooperação Mútua

Prefeitura fecha com UFMT parceria para curso Medicina e a realização de concurso

A parceria da Prefeitura de Rondonópolis com a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) trará grandes benefícios para população de Rondonópolis

02 Abr 2013 - 18:00

De Rondonópolis - Cairo Lustoza - Olhar Direto/Agência Pauta Pronta

A parceria da Prefeitura de Rondonópolis com a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) trará grandes benefícios para população de Rondonópolis. A avaliação foi feita pelo prefeito Percival Muniz, no final da manhã desta segunda-feira (1°), após o encontro, na sala de reuniões, anexa ao seu gabinete, no Palácio da Cidadania, nesta segunda-feira (1), com a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder.


“A universidade dispõe de quadros qualificados. Precisamos da excelência em conhecimento que a UFMT tem para aplicar nas diversas áreas, para fornecer qualificação, pesquisas que nos ajudarão a enfrentar os desafios e a transformar o bem econômico e um bem social que resultarão em melhores condições de vida para toda nossa gente", falou Percival

Do encontro, ainda, participaram o pró-reitor do câmpus de Rondonópolis, Javert Melo Vieira, coordenadores de curso, professores, deputado federal Wellington Fagundes, o deputado Estadual J Barreto, o presidente da Câmara, vereador Ibrahin Zaher, que estava acompanhado de outros pares, e diversos secretários do município.

Entre as parcerias acertadas, estão a contribuição do município para a instalação do curso de medicina, um sonho de muitos anos da comunidade rondonopolitana, que se tornará realidade a partir do primeiro semestre do próximo ano. Inclusive, conforme a reitora Maria Lucia, as 40 vagas abertas inicialmente serão ofertadas aos alunos que pretendem fazer a prova do Enem/Sisu, que será realizado em novembro deste ano.

“Ainda neste ano, será realizado o concurso para a contratação dos primeiros 12 professores do curso. Ao todo pretendemos contratar 60 profissionais. No ano que vem abriremos concurso para mais 20 profissionais e gradativamente vamos completar o quadro", explicou a reitora.

Percival destacou a importância de se ter o curso de medicina como um instrumento a serviço para melhorar as condições e a estrutura da saúde pública do município. “Por isso estamos dispostos a fazer tudo o que estiver o nosso alcance para agilizar o processo de instalação do curso. De antemão, já colocamos à disposição da UFMT e dos futuros acadêmicos toda a nossa estrutura de saúde, para que possam fazer estágios e a desenvolver os projetos pedagógicos”, prontificou-se Percival, acrescentando que a Prefeitura também poderá vir a contratar os médicos que vierem de fora para reforçar o atendimento na rede pública.

"Com isso vamos aproximar mais o município e a UFMT, criando também um meio de melhorar os ganhos e estimular a vinda de novos médicos para o município", explicou o prefeito Percival Muniz.

A reitoria da UFMT, aproveitou o encontro para, também, anunciar a liberação de R$ 329 mil através do programa Pró-Saúde. Os recursos deverão ser utilizados para a estruturação das unidades onde os futuros estudantes vão estagiar.

Concurso público

Além de discutir parcerias para agilizar e contribuir com a instalação do curso de medicina no campus da UFMT, em Rondonópolis, foram discutidos no encontro assuntos que visam ao estreitamento de relações e o apoio mútuo entre a Prefeitura Municipal e a Universidade.

Nesse sentido, ficou acertado que a UFMT irá coordenar os preparativos para realização, ainda este ano, do concurso público da Prefeitura de Rondonópolis. Além disso, também irá auxiliar e contribuir os estudos visando à adequação do Plano de Cargos Carreiras e Salários dos servidores municipais.

Os representantes da UFMT explicaram que a universidade tem especialistas em PCCS e também é reconhecida pela eficiência na elaboração e realização de concursos. Até hoje, nenhum concurso coordenado pela universidade foi cancelado por irregularidades. Além disso, como se trata de um órgão público, a contratação poderá ser feita sem licitação - o que dará mais agilidade ao processo.

"A nossa maior preocupação é com a transparência e a isenção. Chegamos a pensar em contratar a Fundação Getúlio Vargas, mas, com as informações que recebemos aqui, está claro que a UFMT reúne todas as condições com a vantagem de que ganharemos tempo com a dispensa de alguns processos burocráticos", destacou Percival Muniz.

No encontro, ficou acertado entre as partes que na próxima semana uma equipe da UFMT virá a Rondonópolis, com objetivo de definir os detalhes do contrato e já iniciar os preparativos para realização do concurso e presta auxílio técnico à revisão do PCCS.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet