Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Qualificação

Projeto de escola de costura em Barão de Melgaço recebe apoio da Setecs

03 Abr 2013 - 08:10

De Rondonópolis - Cairo Lustoza - Olhar Direto/Agência Pauta Pronta

Foto: Secom

Projeto de escola de costura em Barão de Melgaço recebe apoio da Setecs
A implantação do projeto de escola de costura no município de Barão de Melgaço receberá o apoio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e deve ser estendido a outras cidades do Estado. O projeto visa qualificar mão-de-obra para o setor têxtil contemplado mulheres do município e ainda empresários do ramo que têm na falta de mão-de-obra o maior gargalo do setor.


Após encontro com as idealizadoras da proposta – a secretária de Promoção Social e primeira-dama do município de Barão, Maria Torres e a empresária do ramo de confecção Claudia Fagotti e a assessora Edna Rondon -, a secretária titular da pasta, a primeira-dama do Estado Roseli Barbosa, afirmou que a demanda apresentada será atendida.

Conforme a proposta, as futuras costureiras serão treinadas e depois farão facções para as empresas de Mato Grosso, ou seja, irão prestar serviços terceirizados produzindo peças em suas próprias residências com o apoio da Secretaria e do município. Todo o trabalho será acompanhado pelas coordenadoras do projeto, e a princípio serão produzidas peças que apresentam grande procura como calças, jalecos, camisetas e camisas.

De acordo com a empresária Claudia Fagotti, o acompanhamento por parte de empresários será primordial para assegurar que o produto confeccionado tenha destino certo na hora da venda. “A parte mais difícil para as costureiras é a comercialização, e hoje os empresários estão sofrendo com a falta de mão-de-obra, além disso Barão de Melgaço não tem um nicho na economia definido e essa será uma grande oportunidade de se tornar um pólo de confecção”, afirma.

As trabalhadoras poderão aderir ao micro crédito por meio da Setecs, tendo acesso a R$ 2.500, que poderão ser pagos em até 18 parcelas, sem juros. “Já iremos encaminhar o projeto final para a secretária analisar, mas ela antecipou que irá atender a nossa demanda e o processo de implantação deve começar ainda nesse primeiro semestre”, comemora Fagotti.

De acordo com o projeto, cada turma da escola de costura terá até 24 alunos distribuídos em dois turnos de 12 pessoas. O curso terá duração de dois meses. Conforme dados do Sinvest, o Estado de Mato Grosso possui hoje 500 indústrias, formais, do setor têxtil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet