Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Veja como dexintoxicar o organismo após o consumo de chocolate

Depois da Páscoa, muita gente começou a semana com culpa pela quantidade de chocolate ovos de Páscoa que consumiu. O chocolate do tipo certo não faz tão mal, mas em demasia, o corpo fica intoxicado, isso tudo sobrecarrega o figado e pode ser perigoso para a saúde.


O chocolate é rico em gordura saturada, açúcar e cacau, substâncias que podem trazer benefícios, mas que também oferecem efeitos nocivos, como obesidade e aumento da glicemia. Em excesso pode ter consequências ao organismo como intestino preso, gosto amargo na boca ao acordar, dor de cabeça, baixa resistência, inchaço, alergias, indisposição e cansaço. O organismo de cada pessoa reagirá de uma forma, porém o ganho de peso é evidente.

Para nutricionista Caroline Tinti Guarezimi, é importante tomar cuidado, ao consumir grandes quantidades de chocolate. "O consumo diário de chocolate pode ser de até 30 gramas. A melhor opção é o chocolate meio amargo, com 70% a 90% de cacau, em sua composição ajuda a prevenir as doenças do coração e é rico em antioxidantes", orienta a nutricionista.

Estudos mostram que os chocolates amargos (meio amargo e com 70% ou 90% de cacau) ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Porém, para isso acontecer, os voluntários dos estudos tiveram que consumir diariamente cerca de 30 a 100 gramas de chocolate amargo por 20 anos.

O consumo consciente é a melhor forma de evitar problemas. A médica infectologista de São José do Rio Preto (SP), Luciana Jorge, tem como meta, atualmente, emagrecer seis quilos. Para isso, pratica exercícios e não abriu mão do ovo de chocolate. "Ganhei dois ovos, mas as pessoas sabem que controlo a minha alimentação e para isso, reparti com meu marido e dei o outro ovo para meus filhos", contou Luciana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet