Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Esportes

corinthians

Rivais no Grupo 5, Millonarios e Timão 'ganharam o mundo' no mesmo ano

Millonarios e Corinthians não são rivais históricos, até porque se enfrentaram apenas quatro vezes na história. Mesmo assim, a história dos dois clubes têm um capítulo que os aproxima bastante, ainda que por linhas tortas. Adversários...

Millonarios e Corinthians não são rivais históricos, até porque se enfrentaram apenas quatro vezes na história. Mesmo assim, a história dos dois clubes têm um capítulo que os aproxima bastante, ainda que por linhas tortas. Adversários desta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), em Bogotá, colombianos e brasileiros podem se gabar de terem sido “campeões do mundo” no mesmo ano.


O fato curioso ocorreu em 1953, quando o Mundial de Clubes da FIFA não era nem cogitado, e a Copa Intercontinental apenas começava a ser debatida. Naquela época, outros campeonatos davam o status de “campeão do mundo” a seu vencedor. Uma dessas disputas era a Pequena Taça do Mundo, disputada na Venezuela entre 1952 e 57 e sempre com a participação de quatro equipes. Há 60 anos, o torneio teve duas edições na mesma temporada: uma vencida pelo Millonarios, outra pelo Corinthians.

Com um timaço construído no início dos anos 50, os colombianos participaram de uma edição “extra” o torneio, em fevereiro de 1953 – a versão tradicional ocorria entre os meses de junho e julho. Entre outros craques do futebol sul-americano na época, o Millonarios tinha nada menos que Alfredo Di Stefano, contratado em meio ao período “dourado” do clube colombiano.

Em seis jogos, o Millos venceu cinco e empatou um – partidas de ida e volta contra River Plate, Rapid Viena, da Áustria, e Espanyol, da Espanha. Todos os jogos foram realizados em Caracas, capital venezuelana. O torneio marcou a despedida de Di Stefano do clube. Depois, ele seria negociado com o Real Madrid e faria carreira de sucesso no futebol europeu.

– Este é considerado um título importante em nossa história, pelo time que foi formado e pelos adversários que vencemos. Não era um campeonato mundial, mas merece destaque entre nossos troféus – afirmou Felipe Gaitán, atual presidente do Millonarios.

Tanto colombianos quanto brasileiros tratam a Pequena Taça do Mundo como um torneio amistoso, mas que mostrou a força dos sul-americanos contra os europeus. Cinco meses depois do título do Millonarios, foi a vez de o Corinthians mostrar sua força. De acordo com o Almanaque do Corinthians, do jornalista e historiador Celso Unzelte, o Timão venceu todos os seis jogos contra Barcelona, Roma e uma seleção de Caracas. O artilheiro foi Luizinho, o “Pequeno Polegar”, com cinco gols.

Campeão mundial em 2000 e 2012, o Corinthians guarda espaço para a Pequena Taça do Mundo em seu memorial no Parque São Jorge. No entanto, a prioridade agora é outra: a busca pelo bicampeonato da Libertadores, que passa por vitória nesta quarta-feira, em Bogotá. Ao Millonarios, que retoma os bons momentos após anos de ostracismo, resta a tentativa de bater o atual dono do mundo e continuar sonhando com classificação à segunda fase.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet