Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

sem acordo

Agentes penitenciários iniciam greve; governo não atende pauta de reivindicações

Foto: Reprodução/Ilustração

Agentes penitenciários iniciam greve; governo não atende pauta de reivindicações
Agentes penitenciários entram em greve a partir desta quinta-feira (04) em Cuiabá. Com a suspensão dos trabalhos, a categoria irá trabalhar com apenas 30% do efetivo que já é insuficiente. Apenas as atividades consideradas emergenciais serão realizadas, como assistência médica, alimentação e atendimento de alvará de soltura.


Foragido da Penitenciária Central é preso no Aeroporto Marechal Rondon
Relação de um agente para cada cem presos em cadeia e morte de detento são estopim para indicativo de greve

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista, o Governo do Estado não atendeu a pauta de reivindicação da categoria.

Além de melhores condições de trabalho e segurança, os agentes pedem convocação dos aprovados em concurso público, reajuste salarial, pagamento adicional de insalubridade, essa última, uma solicitação acordada já no ano passado e que ainda não foi concretizada.

A falta de efetivo é um dos principais problemas no sistema penitenciário no Estado. Segundo o sindicalista, atualmente o sistema conta com um efetivo de 2.200 pessoas, dentre elas estão técnicos, agentes e assistentes. Desses, 1.980 são agentes penitenciários, porém, de acordo com João Batista, o ideal para atender a demanda seria de 2.500.

Para conseguir alcançar esse número, o governo do Estado poderá convocar os aprovados no concurso público realizado em 2009 que será prorrogado por mais dois anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet