Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

sonho distante

Ex-vereador luta pela implantação da Guarda Municipal há mais de 10 anos

Foto: Reprodução - Ilustração

Ex-vereador luta pela implantação da Guarda Municipal há mais de 10 anos
O ex-vereador e deputado estadual pelo PMDB, Milton Rodrigues, que exerceu a função de parlamentar pela 15º Legislatura (2001-2005) quando vereador, e que hoje atua principalmente como ‘Homem de Deus’, continua a lutar por algo que julga de extrema importância: a implantação da Guarda Municipal em Cuiabá. O trabalho iniciado há mais de 10 anos ainda não surtiu o resultado esperado porque segundo o ex-vereador, ele não tem um ‘apadrinhamento político forte’.


Guarda Municipal de VG vai ter “Pelotão Escolar”
Jovem é morto após furar barreira; tiro saiu da PM ou Guarda Municipal

“A Guarda Municipal, que hoje existe em mais de 800 municípios pelo Brasil, poderia auxiliar o trabalho das polícias Militar e Civil em muitas ações, como a escolta de autoridades e a guarda do patrimônio, entre outras ações”, destaca Rodrigues. O ex-vereador explica que uma das atribuições da Polícia Militar seria ajudar a formatar a Guarda. “Com o tempo ela iria se adequar as suas reais funções”, acrescenta Milton Rodrigues.

Na proposição do militante, a Guarda de Cuiabá seria armada, justamente para poder auxiliar a PM e a Civil. “Os policiais da reserva que iriam compor a Guarda passariam por treinamento dado pela PM, entenderiam o funcionamento do Exército e Ministério da Justiça, tudo como manda a lei que institui a Guarda”, comenta.

Criada para servir os interesses do município e cumpriria um sonho de sue idealizador: executar os serviços de apoio as ações que promovem incentivos ao turismo local. “Com a Copa do Mundo chegando, a Guarda Municipal teria um papel fundamental de trabalhar diretamente com o cidadão, até porque a PM tem o seu trabalho ostensivo para fazer, a Civil o de investigação; estas não tem tempo para realizar o trabalho nas ruas, no dia a dia, diretamente com a população”, argumenta Rodrigues.

A interação com a Guarda também beneficiaria o trabalho das policias Civil e Militar, pois a confiança conquistada pela Guarda Municipal faria com que os munícipes vigiassem ações criminosas em suas comunidades. “Desta forma, o cidadão informaria à Guarda sobre possíveis ações criminosas, e esta repassaria para a polícia Civil investigar, ou para a Militar realizar a apreensão ou prisão dos indivíduos”, completa.

Em uma rara pausa aos elogios tecidos á Guarda, Rodrigues critica a atitude do Governo e o culpa pela violência. “As autoridades corruptas das administrações anteriores se omitiram e hoje nos vemos a violência tomando nossas comunidades, o que afeta diretamente a qualidade de vida dos policiais e de suas famílias”, assevera Rodrigues.
Rodrigues lembra que existem fontes de recurso junto ao Governo Federal para a criação da Guarda de Cuiabá. “Basta ter boa vontade e fazer acontecer”, finaliza o ex-parlamentar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet