Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Preservação

Aldeia Tadarimana vai triplicar número de coletores de lixo reciclável

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) vai triplicar a quantidade de sacolas de lona que são disponibilizadas para a população indígena que mora na Aldeia Tadarimana e são utilizadas para a coleta de lixo reciclável

08 Abr 2013 - 10:02

De Rondonópolis - Cairo Lustoza - Olhar Direto/Agência Pauta Pronta com assessoria

Foto: assessoria

Aldeia Tadarimana vai triplicar número de coletores de lixo reciclável
O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) vai triplicar a quantidade de sacolas de lona que são disponibilizadas para a população indígena que mora na Aldeia Tadarimana e são utilizadas para a coleta de lixo reciclável. O pedido de mais bag´s foi feito nesta quinta-feira (04) pelo cacique da aldeia, Cícero Kudoropa, ao chefe do setor de resíduos sólidos da autarquia, Marcelo Spani, durante visita para recolhimento das dez sacolas que atualmente são utilizadas.


“O pessoal aderiu muito e nossa necessidade aumentou. Desde que começamos a coletar o lixo muita coisa melhorou aqui, só de não precisarmos mais colocar fogo no lixo já é motivo para comemorar a iniciativa do Sanear. Tivemos sérios problemas por causa do fogo como incêndio de grande proporção, e nossa qualidade de vida melhorou”, afirmou o cacique, que recebeu a equipe do Sanear na manhã de quinta-feira.
Atualmente a aldeia tem uma população de 300 habitantes e ampliando o número de bag´s a meta é que o lixo produzido seja melhor aproveitado por projetos de reciclagem em andamento no município. A retirada do lixo é feita uma vez por mês na aldeia.

Para Spani, a solicitação é fruto de um trabalho que vem dando certo e agora começa a busca por parcerias para que as novas sacolas de lona sejam entregues o mais rápido possível aos indígenas.

“A coleta seletiva vem se tornando uma realidade em Rondonópolis e ter o envolvimento dos índios nessa implantação é satisfatório, pois eles passaram a ser exemplos de preocupação com a qualidade de vida e com a sustentabilidade”, afirma o chefe de resíduos sólidos.

Ele reforça ainda que na área de coleta seletiva está em execução a segunda etapa do Projeto Recicla Rondonópolis – focado no bairro Vila Mineira – o qual o Sanear é parceiro do Movimento União Cidadã Recicla Rondonópolis. O projeto-piloto consiste em desenvolver ações voltadas para a conscientização dos cidadãos no que diz respeito à educação ambiental, principalmente sobre a importância da coleta seletiva.

O Sanear disponibilizou um caminhão que faz a retirada dos resíduos todos os sábados na Vila Mineira e tem obtido grande adesão dos moradores da localidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet