Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Cidades

MELHOR PREVENIR

Para evitar novo surto, Varzea Grande prossegue vacinação contra gripe até 26 de abril

Foto: Reprodução

Para evitar novo surto, Varzea Grande prossegue vacinação contra gripe até 26 de abril
Diante do alto risco de ocorrência de um novo surto, a Secretaria de Saúde de Várzea Grande decidiu prosseguir até próximo dia 26 deste mês, em período integral, a vacinação contra gripe em idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde.

Mato Grosso recebeu 613.160 mil doses de vacina contra gripe, para um público alvo de 559.963 mil pessoas. Em Várzea Grande, todas as Unidades de Saúde do município já estão realizando a imunização. Também receberão a vacina mulheres no período de até 45 dias após o parto e os doentes crônicos, que terão o acesso ampliado a todas Unidades de Saúde.

A novidade da campanha é que, este ano, fazem parte do público prioritário mulheres no período de até 45 dias após o parto e os doentes crônicos. A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas da gripe devem procurar as Unidades de Saúde mais próxima de sua residência.

O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina da influenza tem a imunidade curta, de nove a doze meses. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente. A vacina é feita com o vírus inativado, a vacina é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.

Para apoiar as ações de mobilização da população e de preparação das equipes de saúde da família, o Ministério da Saúde está enviando aos estados e municípios R$ 24,7 milhões, recursos que serão repassados do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

PREVENÇÃO À SÍFILIS

Em outra frente, a Secretaria de Saúde de Várzea Grande realiza a Semana de Combate à Sífilis, para conscientizar, divulgar os modos de prevenção e reduzir o número de casos de sífilis, na Cidade Industrial.
O trabalho é executado pela coordenação do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde, iniciado na última segunda-feira (15/04) e se encerra nesta sexta-feira (19/04), nas unidades de Saúde do município - a mobilização de prevenção e testagem de sífilis. A campanha é voltada para a população em geral.

A ação visa conscientizar o Dia Nacional de Combate à Sífilis. A orientação do Ministério da Saúde é que seja utilizada a estratégia “Fique Sabendo”, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT). O trabalho tem a finalidade de incentivar o diagnóstico e tratamento da doença.

Durante a campanha serão desenvolvidas as seguintes ações: palestras educativas, aconselhamento, pré e pós-teste, distribuição de material informativo e de preservativos masculinos e femininos, além da realização de exames com testes rápidos de sífilis.

A campanha se concentra na Unidade de Saúde SAE/CTA, localizada na av. Castelo Branco, esquina com a Rua Capitão Costa, nº650. A secretaria de Saúde pretende atingir grande parte da população várzea-grandense. Serão feitas informações gerais sobre a sífilis, que, se não for tratada, pode causar complicações graves como: cegueira, doenças cerebrais e problemas cardíacos, podendo levar o individuo à morte.

Através do “Fique Sabendo”, a população terá acesso ao teste rápido de sífilis durante toda a semana. Nos casos positivos, as pessoas terão direito a exames complementares em laboratórios e ao tratamento completo.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2011 foram distribuídos aos estados e municípios, 31.500 testes para o diagnóstico da doença. Em 2012, o número cresceu 35 vezes e foi para 1,1 milhão de exames.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet