Olhar Direto

Quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Notícias | Cultura

revitalizado

Morro da Luz é palco da oficina Droga de Arte

Dando sequência as atividades da oficina de Arte Visuais Guache Sobre o Papel “Dalva e o Ateliê Livre”, o artista plástico Gervane de Paula e seus alunos estiveram na manhã desta quinta-feira (18.06) na Praça Zé Bolo Flor.

Dando sequência as atividades da oficina de Arte Visuais Guache Sobre o Papel “Dalva e o Ateliê Livre”, o artista plástico Gervane de Paula e seus alunos estiveram na manhã desta quinta-feira (18.06) na Praça Zé Bolo Flor, localizado no Morro da Luz em Cuiabá, para criar a obra coletiva “Droga de Arte”. Participaram desta criação 16 alunos e a oficina recebe o incentivo do Programa de Intercambio Cultural, da Secretaria de Estado de Cultura.


De acordo com o artista, a criação dessa obra coletiva em ambiente natural, além de dinamizar a oficina, tem a intenção de apoiar o projeto de “Cara limpa com as Drogas”, uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria municipal de Meio Ambiente, Policia Civil, e a empresa Tuiuiú. Paralelo a oficina foi realizado também no Morro da Luz, uma mobilização fomentando o projeto. Estiveram presentes também alunos da Escola Municipal Gracielle Mello Dantas de Cuiabá.

O artista ressalta que o nome da obra intitulada de “Droga de Arte” é em incentivo a esse projeto contra o uso de drogas. “O fato de esta obra ser criada aqui no Morro da Luz é exatamente por ser um espaço aberto, natural e nobre. Mas é também um local inospede para a sociedade, pois muitos utilizam o Morro da luz para o uso de drogas”, diz Gervane de Paula.

Durante a oficina coletiva, os alunos produziram com rolo de papel pardo, um tapete, onde pintaram sobre ele, suas opiniões em relação à obra e as drogas. Este tapete ficará exposto em uma das escadas do Morro da Luz. Os matérias utilizados foram tinta acrílica, artesanato, gesso e papel.

Segundo Marli Matos, que também participa da oficina Arte Visuais “Guaxe sobre Papel” e esteve no Morro da Luz, é muito interessante a criação de uma obra em ambiente natural. “É primeira vez que participo de uma oficina e o artista Gervane é muito criativo ao ministrar sua oficina, pois teve a ideia de trazer todos os alunos aqui no Morro da Luz para criar essa obra e isso dinamiza bastante a oficina. Estou gostando”.

Já a servidora pública Maria Geralda, acha a ideia fantástica, pois a oficina não fica centralizada só dentro do Ateliê, e nem fica monótono. “O interessante é que além de aprendermos à arte da pintura dentro do ateliê, podemos também explorar essa arte em ambiente natural, isso quebra a rotina e dinamiza o nosso trabalho”, disse dona Maria.

O calendário da oficina de Arte Visual “Guache Sobre o Papel Dalva e o Ateliê Livre”, prossegue até 03 de julho, e o Morro da Luz na próxima semana será palco também de criação de outra obra, intitulada de “Bomba Caseira”. Está obra será criada com materiais colidos no próprio local, como latinhas, ossos de animais, entre outros. Para próxima semana os alunos farão também, uma pintura coletiva de uma imagem ao vivo que será realizado no espaço do Ateliê Livre, localizado no Palacio da Instrução.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet