Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Comentaristas, sobre atacantes brasileiros lá fora: 'São coajuvantes'

Lógica é uma palavra que não faz parte do futebol e mais uma vez provou-se. Na última terça-feira, a incrível vitória do Bayern de Munique sobre o Barcelona, em Munique, por 4 a 0 na primeira partida que vai definir quem vai para a final em Wembley, surpreendeu, e mostrou que novos protagonistas podem surgir, ainda que o dono de quatro bolas de ouro estivesse em campo. O jovem Thomas Müller não se intimidou com a presença de Messi e foi importantíssimo para a vitória do time alemão. Ainda que tenham surgido novos destaque pelo mundo a fora e com a proximidade da Copa das Confederações, a ausência de jogadores brasileiros de referência ofensiva nos principais times do mundo e nas principais competiçõeso, tem sido assunto recorrente nos debates da mesa do "Redação SporTV".


Diante desse cenário, a equipe do site entrevistou alguns jornalistas para saber o que eles acham do tema. À exemplo dos confrontos da semifinal da Liga dos Campeões, o comentarista e ex-jogador Júnior, destaca que atualmente os nossos 'grandes destaques são os que jogam na parte defensiva', como o zagueiro Thiago Silva, considerado um dos melhores do mundo.
Temos bons jogadores de defesa, talvez tenha sido o que nos restou chegando tão perto de Copa das Confederações"
Eduardo Moreno, narrador

- Sem dúvidas que faltam bons jogadores brasileiros como a gente já teve meias e atacantes. Isso reflete um pouquinho o momento que vive o futebol Brasileiro. Apesar da defesa ser tão importante atualmente no futebol, o que faz um time conquistar grandes títulos, o que torna o futebol encantador, são jogadores talentosos no meio de campo e decisivos no ataque. Hoje em dia, infelizmente, o futebol brasileiro carece de jogadores nessas condições - ressaltou o narrador do SporTV, Eduardo Moreno.

Atuando no futebol brasileiro e com forte pressão para sair do país, Neymar também foi lembrado.

- Está atuando no futebol brasileiro, mas não sabe ainda se vai se tornar um grande jogador na Europa. Inclusive quando ele veste a camisa da Seleção Brasileira, o futebol dele já cai consideravelmebte em relação ao que ele faz vestindo a camisa do Santos - finalizou Moreno.
Kaká Brasil x Rússia (Foto: Reuters)Kaká foi convocado pela última vez para encarar a Rússia, em fevereiro (Foto: Reuters)

Em baixa na Europa e sem vaga garantida para a Copa das Confederações, o jornalista André Rizek lembra que Kaká poderia ser esse destaque.

- O jogador que poderia ser um protagonista é o Kaká. Ele está na reserva do Real Madrid, porque não vem fazendo por merecer e porque há jogadores melhores que ele no Real Madrid. É só mais um reflexo de quanto o Brasil, nesse momento, é coadjuvante no futebol internacional. Nossos jogadores são coajuvantes, nada a contestar, é a nossa realidade - opinou.

O comentarista do SporTV André Loffredo reforça que a maneira de jogar futebol na Europa é diferente do Brasil e que essa pode ser uma razão para que jogadores brasileiros tenham perdido espaço de destaque nos grandes clubes internacionais.

- O atacante brasileiro está tendo nesse momento uma dificuldade de se adaptar à nova realidade do futebol. No Brasil sempre se privilegiou o drible como arma letal para se construir a jogada de gol, já o futebol atual exige a técnica e a habilidade que desequilibra. Também há uma dificuldade maior do brasileiro em se adaptar à disciplina tática que o jogo europeu exige, então o atacante ainda não pode ficar parado esperando a bola como muitos brasileiros ainda fazem. Ele tem que voltar para recompor o meio, a marcação, e se empenhar no sistema defensivo também. Os brasileiros nesse momento, por conta do nosso histórico de considerar o dible como o arma principal, estão tendo dificuldades de se adaptar e conseguir espaço no futebol europeu. Por isso vemos as quatro principais equipes da Europa com poucos jogadores do meio pra frente. na verdade só Real Madrid, ainda sim não é titular (referindo-se ao Kaká). Os zagueiros brasileiros e laterais se adaptaram melhor o jeito de jogar ao futebol europeu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet