Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política MT

diretas já

Câmara Federal presta homenagem pelos 30 anos da emenda Dante de Oliveira

Foto: Resprodução

Câmara Federal presta homenagem pelos 30 anos da emenda Dante de Oliveira
O dia 25 de abril está marcado na história política brasileira e pode ser considerado como uma das maiores derrotas da democracia brasileira. Foi nesta data, há 30 anos, que a Câmara dos Deputados derrubou por uma diferença de apenas 22 votos a emenda constitucional que previa a realização de Eleições Diretas para a Presidência da República, a chamada Emenda Dante de Oliveira.


Apesar da derrota, a emenda que deu origem ao Movimento das Diretas Já mudou o Brasil. Em 1985, ainda que de forma indireta, o Congresso elegeria Tancredo Neves para a presidência da República. E a vitória maior de Dante se consolidaria em 1989 quando, enfim, os brasileiros elegeram o primeiro presidente civil - Fernando Collor - depois da ditadura militar.

O Movimento das Diretas já foi lembrado neste 25 de abril de 2013 durante sessão solene no Plenário da Câmara. A sessão foi requerida pelo deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) e conotu com a presença de matogrossenses ilustres, como a ex-deputada e viúva de Dante de Oliveira, Thelma de Oliveira, o senador Jaime Campos (DEM-MT), os deputados júlio Campos (DEM-MT) e Wellington Fagundes (PR-MT).

A homenagem foi marcada pela emoção. O hino nacional foi executado por integrantes da Banda do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Logo após, um documentário contou a história das Diretas Já, iniciada em 1983, quando o então deputado federal matogrossense apresentou a emenda que mobilizou milhões de brasileiros em defesa da democracia.

Mais informações em instantes

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet