Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Dante de Oliveira

Câmara pode incluir comemorações do Movimento das Diretas em calendário oficial

Foto: Reprodução

Então deputado federal iniciou mobilização nacional pelas Diretas

Então deputado federal iniciou mobilização nacional pelas Diretas

A Câmara Federal pode incluir em seu calendário oficial de eventos e atividades as comemorações do dia 25 de abril, que marca a data da derrubada da emenda Dande Oliveira, ocorrida em 1983, e que adiou temporariamente o sonho dos brasileiros de eleger o presidente da república pelo voto direto após quase 20 anos de ditadura militar.


A mesa diretora da Casa deve receber nos próximos dias um projeto de lei do deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) que prevê a realização de sessões solenes e de eventos culturais para marcar a data. A idéia é levar o episódio ao conhecimentos de estudantes e incentivar debates sobre a importância do fato para a consolidação da democracia.

Para a ex-deputada Thelma de Oliveira (PSDB), viúva de Dante e presente à solenidade ocorrida no plenario da Câmara nesta quinta-feira (25.4), a idéia de relembrar o movimento das Diretas Já, iniciado a partir da apresentação da emenda, é importante para as novas gerações conhecerem a importância daquele momento para a história política brasileira.

"Precisamos resgatar o movimento democrático de 30 anos atrás", afirma Leitão ao alfinetar Dilma

“O dia 25 de abril foi uma data importante e nunca se repetirá. Foi um movimento pacifico e forte ao mesmo tempo. Não houve registro de violência. Foi um movimento único em nossa história e que deve ficar vivo na memória dos brasileiros”, relembra.

Câmara Federal presta homenagem pelos 30 anos da emenda Dante de Oliveira

No dia da homenagem, dezenas de estudantes do Distrito Federal ajudaram a ocupar as cadeiras do histórico plenário Ulysses Guimarães, que foi palco de grandes manifestações políticas, entre elas da mobilização pelo direito de votar.

“Acho uma idéia ótima. Acredito que a emenda de Dante mudou a história do Brasil. Foi quando surgiu o movimento pelas Diretas Já e plantou-se a semente da redemocratizaçnao do país. Este legado de Dante vem sendo colhido até hoje”, observa o deputado Júlio Campos (DEM-MT).

Apesar da importância da data, poucos compareceram à solenidade. Entre os matogrossenses, também prestigiaram o ato o senador Jaime Campos (DEM) e os deputados Wellington Fagundes (PR), além de Leitão, proponente do encontro.

O ato foi acompanhado também por nomes do cenário nacional como os deputados José Sarney Filho (PV-AM), Miro Teixeira (PDT-RJ), Roberto Freire (PPS-PE), Carlos Sampaio (PSDB-SP) e o presidente da Câmara Henrique Alves (PMDB-RN).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet