Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Há dois anos, fracassava tentativa de implosão do velho Mané Garrincha

Além da homenagem ao "Anjo das pernas tortas", o novo Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha não carrega mais nenhum resquício do antigo estádio, que por mais de 36 anos foi o principal palco esportivo da capital federal. No entanto, não foi nada fácil acabar com o velho Mané. Há exatos dois anos, fracassava a tentativa de implodir a arquibancada do estádio antigo. (relembre no vídeo ao lado)


No dia 15 de maio de 2011, técnicos usaram cerca de 250 quilos de explosivos para tentar colocar no chão a arquibancada superior do velho estádio Mané Garrincha. Porém, após duas detonações, a estrutura de 27 metros de altura se manteve de pé. Segundo os responsáveis pela implosão, o fracasso ocorreu por conta de uma falha na linha de acionamento dos explosivos. A demolição da arquibacada foi feita então de forma mecânica, com a ajuda de equipamentos hidráulicos e guindastes.

- Não foi fácil demolir. Projeto bem feito é difícil de derrubar - brincou o arquiteto Vicente de Castro Mello, filho e neto dos responsáveis pela construção do antigo Mané Garrincha, Eduardo de Castro Mello e Ícaro de Castro Mello, respectivamente. Vicente e o pai Eduardo são também os projetistas do novo estádio, que será inaugurado no próximo sábado.

- A gente queria muito que o antigo projeto do Mané Garrincha tivesse sido concluído, como foi concebido. Infelizmente, não foi possível. Na análise que foi feita entre o que existia aqui, nas condições que estava, para transformar no que virou hoje, não havia outra alternativa se não demolir o antigo - explicou o engenheiro Eduardo de Castro Mello.

Novo estádio

Iniciada em julho de 2010, reforma do Mané Garrincha para a Copa das Confederações e o Mundial de 2014 previa seu primeiro projeto a conclusão e modernização do antigo estádio, que só contava com um lado da arquibancada superior construído. No entanto, para uma melhor adequação aos conceitos de arena multiuso, o governo decidiu pela construção de um estádio inteiramente novo.

- A antiga arquibancada fazia parte de uma estrutura que seria dada continuidade. Mas houve mudanças no grau de inclinação, pensando na visibilidade dos torcedores, além de muitas outros avanços que seriam complicados com a manutenção da estrutura antiga. Tivemos alteração no projeto básico e no projeto de engenharia para atender melhor ao grande público, o dono do espetáculo. E nos tornamos referência - afirmou o secretário extraordinário da Copa no Distrito Federal, Cláudio Monteiro.

Atualmente com 97% de conclusão, o novo Mané Garrincha será aberto ao público no sábado, com a decisão do campeonato brasiliense. Para este jogo, apenas 30% dos 70 mil lugares serão liberados. O primeiro teste do estádio com capacidade máxima está marcado para o dia 26 de maio, com o jogo entre Santos e Flamengo, pela rodada de abertura do Brasileirão 2013.

Palco da abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho, com Brasil e Japão, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha também receberá sete jogos do Mundial de 2014, incluindo uma das partidas da seleção brasileira na primeira fase.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet