Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Economia

Diploma triplica salário de trabalhador no País

Num cenário de baixo desemprego e dificuldade para preencher vagas que exigem qualificação, o profissional com diploma consegue ganhar duas vezes mais do que o sem curso superior. A diferença média de salário entre os brasileiros com graduação e os que não têm era de 219,4% em 2011, segundo dados do Cadastro Central de Empresas, divulgados ontem pelo IBGE. Em 2009, essa diferença era de 225%.


Trabalhadores com nível superior recebiam, em média, R$ 4.135 por mês naquele ano (último dado disponível), enquanto que os demais tinham um salário médio de R$ 1.295. Havia, porém, um contingente muito maior de empregados sem graduação – pouco mais de 8 a cada 10 das pessoas ocupadas em empresas e entidades afins.

A pesquisa reuniu 5,1 milhões de empresas, organizações públicas e ONGs de todo o País. De acordo com Denise Guichard, gerente da pesquisa do IBGE, o elevado percentual de empregados sem nível superior se deve, principalmente, ao fato de os serviços terem ampliado sua participação na atividade econômica brasileira. O setor, em geral, demanda profissionais menos qualificados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet