Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Usuários denunciam

Depredação de micro-ônibus, fechamento das garagens das empresas marcam início da greve

Charge do Nilton mostra como o usuário do transporte público se sente

Charge do Nilton mostra como o usuário do transporte público se sente

Nem determinação judicial, nem Lei de regulamentação da greve. Os relatos dos usuários do transporte público de Cuiabá e Várzea Grande apontam que a paralisação dos motoristas está desrespeitando os 50% de funcionamento determinados pela Justiça do Trabalho. Alguns relatos revelam até depredação dos micro-ônibus que circularam nesta manhã de segunda-feira (27) e fechamento da garagem dos veículos.


Justiça determina que 50% dos ônibus circulem durante a greve

Um estudante de engenharia florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) descreveu o transtorno vivido nesta manhã sem ônibus em um grupo na rede social facebook. De acordo com ele, o micro-ônibus em que seguia viagem teve seu pneu furado e nenhum ônibus circulou até às 09h de hoje.


Reprodução/Facebook/Jhonny Moura

“Ação de grevistas contra o micro-ônibus em que eu estava. Próximo ao desvio do Coxipó. E já são quase nove horas e não passou nenhum outro pra substituir. Adotar essas medidas contra a população, que foi a primeira entender o motivo da greve, é uma falta de respeito. Pior ainda quando se age com violência e perde a razão. Onde estão os 50% ?”, questionou Jhonny Moura no grupo da UFMT.

Outra usuária do transporte público, Vanessa Alves é moradora do bairro Jardim Vitória – onde está localizada a garagem da empresa Pantanal Transporte – também afirmou que a garagem permaneceu fechada nesta manhã e apenas os micro-ônibus circularam.

Determinação

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) determinou que o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores do Transporte Coletivo (STETT/CR) mantivesse o mínimo de 50% dos ônibus circulando durante período de greve. A liminar garante ainda o livre acesso às instalações das empresas, sob pena de multa diária de 10 mil reais no caso de descumprimento.

Uma segunda ação – movida pela Associação de Usuários de Transporte Coletivo de Âmbito Nacional (Autcan-MT) – obriga que a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Urbano de Cuiabá e Várzea Grande e à MTU facão o acompanhamento operacional das linhas. Um relatório diário deverá ser confeccionado e entregue ao TRT durante o esse período.

Cuiabá

Em nota, a prefeitura de Cuiabá informou que colocou todos os agentes de trânsito em campo para minimizar os impactos da greve dos motoristas de ônibus. A prefeitura também alerta para que os motoristas tenham paciência principalmente nos locais de desvios das obras de mobilidade urbana e nas Avenidas Fernando Correa, Miguel Sutil, General Melo, Beira Rio, Carmindo de Campos e Archimedes Pereira Lima.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet