Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Esportes

Incidente da Arena Fonte Nova teve precursor na Alemanha há oito anos

O incidente ocorrido na manhã desta segunda-feira, quando parte da cobertura da Arena Fonte Nova cedeu, remete a situação semelhante vista durante a Copa das Confederações de 2005, na Alemanha. Em 29 de junho daquele ano, Brasil e Argentina se enfrentavam no estádio Waldstadion, na cidade de Frankfurt. Minutos antes do jogo, começou a chover sobre a arena. No entanto, pouco tempo depois, a chuva virou um temporal.


O que eram pequenas goteiras no começo da partida se transformou em um bolsão de água, que rompeu a cobertura da arena alemã naquele dia. Sobre uma das marcas de escanteio do campo, a água caía abundantemente, levando à remoção dos fotógrafos que trabalhavam no local.

A partida não chegou a ser interrompida e terminou com goleada: o Brasil venceu a Argentina por 4 a 1 e sagrou-se campeão do torneio de teste para a Copa do Mundo de 2006. Após o jogo, o Comitê Organizados Local pediu desculpas pelo incidente e afirmou que, em momento algum, jogadores ou torcedores correram perigo.

O caso

Parte da membrana de cobertura da Arena Fonte Nova, estádio que receberá jogos das Copas das Confederações e do Mundo, em Salvador, se rompeu na manhã desta segunda-feira. Não houve feridos. De acordo com a assessoria da Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), responsável pela arena, o incidente ocorreu no setor leste do estádio após as intensas chuvas que atingiram a capital baiana na madrugada.

O diretor de engenharia da Fonte Nova Negócios e Participações, José Luis Góes, responsável pelo estádio, justificou o incidente. Segundo ele, um 'erro humano' e 'localizado' causou a ruptura de parte da membrana.

- Houve um processo de verificação da cobertura, até aproveitando esse período de chuva, em que existe uma lona, e ela foi enrolada inadvertidamente e causou um impedimento do fluxo de águas. E aí essa água acumulou nesse ponto da lona, no final da lona, causando um bolsão. E, à medida que esse peso foi aumentando, veio a acontecer a ruptura. Então foi um erro de procedimento de verificação, mas nada ligado a qualquer problema estrutural da cobertura propriamente dita. Isso não aconteceu. A gente já identificou e já estamos iniciando os reparos da cobertura - afirmou o engenheiro.

- Esse foi o erro humano, o erro localizado, que, nos próximos procedimentos de verificações, a gente vai evitar acontecer de novo - completou Góes.

Segundo ele, os reparos na estrutura não irão comprometer os prazos para os eventos futuros, mas admite que no dia da "entrega" do estádio à Fifa, o equipamento ainda deve estar sobre reparos.

- Dia 29 vamos estar fazendo a transferência oficial para Fifa. Ainda estaremos mexendo na cobertura no dia 29, até porque é algo complexo e que depende de alpinistas e tudo mais. Porém isso não será problema para a entrega. A Fifa não vai fazer na cobertura, então não terá problema de estarmos fazendo esse reparo - garantiu ao GLOBOESPORTE.COM.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet