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Quinta-feira, 30 de maio de 2024

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Distribuição de água em Cuiabá deve ser afetada por greve na CAB

Foto: Reprodução

Distribuição de água em Cuiabá deve ser afetada por greve na CAB
Funcionários da CAB Cuiabá, concessionária dos serviços de água e esgoto da Capital, decidiram cruzar os braços em protestos por melhorias salariais e condições de trabalho. Um dos principais motivos da queda de braço entre colaboradores e empresa que resultou na greve é a falta de acordo com ao plano de saúde dos trabalhadores.


CAB Cuiabá obtém liminar contra greve de trabalhadores

A greve pode reduzir até um efetivo mínimo para a operação da concessionária, de 209 colaboradores. Devido a essa redução de pessoal, esta paralização deve impactar ainda mais na qualidade do serviço de distribuição de águas para vários bairros da cidade que já sofrem problemas de saneamento básico.

O movimento de greve foi decidido após a realização de sete assembléias gerais só no mês de maio, em que os funcionários debateram repetidas vezes a proposta de acordo coletiva apresentada pela CAB para os anos de 2013/2014.

Os trabalhadores pedem um reajuste salarial de 12% e a expansão do plano de saúde aos dependentes dos funcionários. Além disso, eles também querem que a empresa pague 100% do plano, já que hoje 10% fica por conta do empregado.

A CAB, por sua vez, apresentou uma proposta reposição de perdas e ganhos salariais com aplicação do IPCA acumulado de 7,40%, para salários até cinco mil reais, e 6,40% para os salários acima de cinco mil.

Conforme liminar obtida pela CAB Cuiabá na Justiça do Trabalho no dia 22 de maio e firmada em audiência, devem ser mantidos 60% dos empregados nas atividades chamadas de “ponto de crise”, como os serviços de tratamento e distribuição de água e 30% do efetivo para as atividades chamadas de “processo chave”, como atendimento ao público, faturamento, leitura e arrecadação.

Esse percentual busca garantir que os serviços essenciais não tenham paradas que possam causar prejuízos no abastecimento à população. A área operacional envolve os setores de manutenção de redes de água e esgoto, produção e distribuição de água, operação de estações de tratamento de água e esgoto, eletromecânica e controle operacional.

Nas atividades consideradas como “Processo Chave”, como atendimento ao público, faturamento, leitura e arrecadação, o percentual deverá ser de 30%. Após o feriado de Corpus Christi, no dia 30 de maio, os postos de atendimento ao cliente, call center e o setor de manutenção terão expediente normal, porém com redução no número de funcionários.
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