Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

multa na saúde

Relatório confirma acidentes com motos como maior causa de traumas atendidos no PSM

Relatório confirma acidentes com motos como maior causa de traumas atendidos no PSM
A maior causa dos atendimentos na sala de traumas e sutura do Pronto-Socorro de Cuiabá, onde acontecem os atendimentos de urgência e emergências graves, ainda são os acidentes envolvendo motos. Ao total, 65% das vítimas do trânsito no primeiro quadrimestre de 2013 eram motociclistas.


O número, apresentado no relatório de produção da Secretaria de Saúde de Cuiabá do 1º quadrimestres de 2013, confirma a “epidemia de acidentes de moto”, termo usado tanto por pessoas ligadas ao ramo da saúde, quanto por políticos, para tratar o elevado número de vítimas nesse tipo de ocorrência.

Sendo o maior motivo de atendimentos, os acidentes envolvendo motos também é o maior causador de gastos ao Pronto-Socorro. Como alternativa para amenizar o problema, um dos diretores do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso, doutor Werley Peres, sugere que parte dos recursos angariados com multas de trânsito sejam aplicados na Saúde.

“Eu sugiro que os senhores vereadores de Cuiabá façam uma lei que preveja a aplicação de parte dos recursos provenientes de multas de trânsito na saúde. E se não houver rastro legal para fazerem isso, que levem aos deputados estaduais. E, oras, se os deputados estaduais também não, que se reúnam todos e levem para a bancada federal esse projeto de lei”, disse o médico.

Hospede de fora

Outro número de expressão apresentado no relatório é o de pessoas de fora de Cuiabá que são atendidas e internadas no Pronto-Socorro municipal. No primeiro quadrimestre de 2013, 32,9% das internações no PSM foram moradores de outros municípios, o que contribui para a superlotação da unidade.

De acordo com Werley Peres, isso reflete a atual política do governo de não investir na saúde no interior do Estado, tanto em nível de infraestrutura, quanto em carreira. “Precisam criar uma carreira, como a que existe no judiciário, ao invés de apenas comprarem ambulâncias e oferecerem vínculos frágeis para tentar levar um médico ao interior”, concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet