Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Suor pode deixar homens mais cooperativos, sugere estudo

Foto: Minghong/Wikicommons

Suor pode deixar homens mais cooperativos, sugere estudo
Um componente químico no suor masculino pode fazer com que os homens se tornem mais cooperativos e generosos, sugere um estudo publicado pela revista científica "PLoS One".


Características do hormônio androstadienona, como aumento da atratividade, já haviam sido apontadas em pesquisas anteriores. A nova análise, no entanto, é inovadora porque procurou avaliar o efeito deste feromônio no público masculino e fazer um estudo comportamental, dizem os pesquisadores.

Testes foram aplicados em 40 homens com idade média de 26 anos, segundo os cientistas da Universidade de Turku, na Finlândia. Em um primeiro momento, eles eram colocados diante de um jogo de computador e separados em duplas. Cada um deveria decidir como dividir dez euros com o seu colega. Um jogador oferecia uma quantia ao outro, que ponderava se aceitava ou não.

Após a aplicação da primeira etapa do experimento, vinte voluntários receberam doses do hormônio e outros 20 tiveram um tratamento placebo (que não tem efeito). Todos foram submetidos a novas sessões de jogo, e foram comparados os resultados.

Em média, os 20 que haviam recebido o feromônio ofereceram mais dinheiro a seus colegas, e aceitaram quantias menores que os demais, afirmam os cientistas.

Os pesquisadores monitoraram os níveis de hormônio dos voluntários durante o experimento e descobriram que os que tinham maiores concentrações de testosterona tornavam-se mais generosos após haver recebido a androstadienona, o que sugere uma interação entre os dois hormônios.

"Apesar de muitos efeitos da androstadienona estarem ligados à questão sexual, o hormônio claramente afeta o comportamento social masculino", disseram os cientistas no estudo. Eles ponderam que o efeito do hormônio pode ser um resquício evolutivo de um tempo em que a cooperação entre dois homens determinava uma vantagem de sobrevivência.

Os pesquisadores apontam, no entanto, que os resultados não são conclusivos e que mais estudos são necessários para avaliar os efeitos da androstadienona.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet